16ª edição do torneio ATP mais tradicional do país acontece de 20 a 28 de fevereiro
São Paulo/SP – O ano começa com boas novidades para o tênis brasileiro. O Esporte Clube Pinheiros vai sediar pela primeira vez o Brasil Open de Tênis, que será disputado de 20 a 28 de fevereiro.
Esporte Clube Pinheiros e Brasil Open aliam tradição no tênis. De um lado um dos principais clubes esportivos do mundo, com 116 anos de história. Do outro, o Brasil Open, que em sua 16a. edição é o torneio ATP mais tradicional do país.
O clube recebe anualmente torneios de todas as categorias de tênis desde a base (juvenil) até o profissional, como foi o ATP Challenger Tour Finals nos últimos dois anos (2014 e 2015). Também sediou em 1993 um torneio ATP e a semifinal histórica da Copa Davis, em 1971, contra a Romênia.
“Em 16 anos de história, o Brasil Open vem se reinventando. Foi assim em Sauípe e em São Paulo, quando viemos para o Ginásio do Ibirapuera e que fomos muito bem recebidos pelo Governo do Estado. Agora o momento é novamente de renovação. Estamos trazendo o Brasil Open para o Pinheiros, um clube que respira tênis e é referência mundial no esporte. É com grande orgulho que vamos realizar a 16ª. edição do Brasil Open, o torneio de maior referência na história do tênis brasileiro”, destaca Roberto Marcher, diretor do torneio.
“O Esporte Clube Pinheiros sente-se honrado em receber o Brasil Open 2016! Esta iniciativa confirma o papel de protagonista que nossa instituição desempenha no cenário esportivo brasileiro, assim como oferece aos nossos associados, atletas e técnicos oportunidade ímpar de presenciar um torneio de alto nível, internacional, convivendo com atletas que normalmente só são vistos pela televisão. Ao assumir recebi várias manifestações de associados da seção de Tênis pedindo um movimento que resgatasse os melhores tempos vividos em nossas quadras. Os torneios são, ainda impulso importante à seção uma vez que tem deixado um legado de modernização de nossos equipamentos, além dos benefícios que os associados terão como compra antecipada e condições especiais”, frisa Roberto Cappellano, presidente do Esporte Clube Pinheiros.
O Pinheiros possui uma completa estrutura tenística, com 24 quadras, sendo 3,5 mil associados praticantes de um total de 38 mil, em uma área privilegiada da capital paulista e com amplo estacionamento coberto.
Para receber o Brasil Open 2016, será montada uma estrutura, especialmente desenvolvida para oferecer o mínimo de transtorno ao dia a dia dos associados, composta de uma quadra central, além de duas quadras secundárias e outras duas que serão usadas para treinos.
O Brasil Open 2016 também contará com um amplo Player’s Lounge (sala de jogadores com todas as facilidades para os atletas), Media Centre (atendimento de imprensa e sala de coletiva), salas da ATP, staff, produção, fisioterapia, departamento médico, além de uma grande área de convivência para o público, a Vila do Tênis.
Nos próximos dias, a organização do Brasil Open 2016 divulgará a lista de jogadores e informações sobre a venda de ingressos.
Sobre o Esporte Clube Pinheiros
Com 116 anos de existência, o Esporte Clube Pinheiros é um dos maiores clubes sociais e poliesportivos do mundo. Instituição sem fins lucrativos, o Pinheiros tem como finalidade principal oferecer serviços de lazer, cultura e esporte para os seus 38.000 associados, uma população equivalente à de muitas cidades.
O Pinheiros oferece uma grande diversidade de serviços e uma das mais completas infraestruturas de esporte e lazer. Formador de atletas olímpicos e panamericanos, como Bruno Fratus, Rafael Silva, Tiago Camilo, Leandro Guilheiro, Fernando Reis e Renzo Agresta, é representado nos pódios nacionais e internacionais com resultados expressivos. Já treinou medalhistas olímpicos como Cesar Cielo, Douglas Vieira, Gustavo Borges, João Carlos de Oliveira (João do Pulo) e Manoel dos Santos.
Localizado em uma das regiões mais importantes da capital paulista, o Pinheiros mantém uma área de 170.000 m², dos quais 80.000 m² são constituídos de jardins e alamedas e 52.000 m² áreas construídas. Isso torna o Clube uma ilha de natureza em uma cobiçada área nobre de São Paulo.
Sobre o Brasil Open
O Brasil voltou a figurar no cenário mundial de tênis, após uma lacuna de sete anos, em 2001, com a realização da 1a. edição do Brasil Open de Tênis, na Costa do Sauípe, litoral baiano.
E já em seu segundo ano recebeu da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) o prêmio “Awards of Excellence”.
O torneio permaneceu na Bahia até 2011 e desembarcou em São Paulo, em 2012, onde foi realizado com sucesso até o ano passado no Ginásio do Ibirapuera, tornando-se o único torneio ATP disputado no saibro em quadra coberta (indoor).
O Brasil Open é hoje um dos principais e o mais tradicional torneio profissional realizado no país, com o maior número de edições realizadas até aqui (16).
Pelo Brasil Open já passaram grandes nomes do tênis mundial como Rafael Nadal, Gustavo Kuerten, Carlos Moyá, Tommy Haas, Nicolas Almagro, Juan Carlos Ferrero, Guillermo Cañas, entre outros.
Todos os campeões:
2015 – Pablo Cuevas (URU)
2014 – Federico Delbonis (ARG)
2013 – Rafael Nadal (ESP)
2012 – Nicolas Almagro (ESP)
2011 – Nicolas Almagro (ESP)
2010 – Juan Carlos Ferrero (ESP)
2009 – Tommy Robredo (ESP)
2008 – Nicolas Almagro (ESP)
2007 – Guillermo Cañas (ARG)
2006 – Nicolás Massu (CHI)
2005 – Rafael Nadal (ESP)
2004 – Gustavo Kuerten (BRA)
2003 – Sjeng Schalken (NED)
2002 – Gustavo Kuerten (BRA)
2001 – Jan Vacek (CZE)
Daniela Giuntini