Guarujá (SP) – A paulista Beatriz Haddad Maia teve um retorno de gala ao circuito internacional. Afastada por seis meses devido a cirurgia no ombro direito, a canhota de 19 anos ganhou os oito primeiros games antes de eliminar rapidamente a argentina Julieta Estable, por 6/0 e 6/2, avançando para as oitavas de final da Taça Estado de São Paulo de Tênis. O torneio conta pontos para o ranking internacional e acontece sobre as quadras sintéticas da Sociedade Amigos do Jardim Acapulco.
Cabeça 3 da semana, já que ocupa o 246º posto do ranking, Bia enfrentará na quinta-feira a japonesa Akan Inoue, que também teve partida tranquila e superou a espanhola Cristina Sanchez, por duplo 6/3. “Consegui me impor o tempo todo”, avaliou a tenista de 19 anos que hoje treina na Tennis Route, no Rio. “Pensei até que você estar mais nervosa. Dei um friozinho na barriga, deu aquela adrenalina. Entrei positiva, acreditei bastante no meu saque, e isso foi importante. Melhor ainda, sai da quadra sem dor. Isso me deixou mais feliz do que a própria vitória”.
Cheia de expectativa, a estreia da suíça Patty Schnyder mostrou por que ela já esteve entre as top 10 do ranking. Aos 37 anos e retornando ao circuito depois de cinco temporadas de aposentadoria, ela só teve trabalho no primeiro set antes de passar pela espanhola Estrella Cabeza, por 6/4 e 6/2. Sua próxima adversária será a paraguaia Montserrat González.
Em outras partidas da longa rodada, a romena e cabeça 1 Cristina Dinu justificou o favoritismo e eliminou a argentina Guadalupe Perez, por 6/1 e 6/2. Ela retorna à quadra na noite desta quarta-feira para encarar a canhota paulista Nathalia Rossi. Apesar de ter vencido o primeiro set, a paulista Laura Pigossi foi batida por Montserrat, parciais de 1/6, 6/3 e 6/4, mas continua na chave de duplas onde tenta vaga na semifinal.
Na noite desta terça-feira, acontecerá a estreia da paulista Paula Gonçalves. Cabeça 7 do torneio, ela enfrentará a tcheca Karolina Muchova. Quem vencer, jogará na quinta contra a francesa Clothilde de Bernardi.
A programação desta quarta-feira dá largada às 12 horas, com a partida entre a polonesa Katarzyna Kawa e a suíça Jill Tiechmann e da argentina Catalina Pella diante da holandesa Indy de Vroome. Em seguida, jogam a eslovaca Rebecca Sramkova e a romena Sorana Cirstea. Às 17 horas, Bia e Paula Gonçalves buscam a semi de duplas contra Guadalupe Perez/Nadia Podoroskam mesmo horário que Pigossi/Tiechmann jogarão contra Inoue/Emily Smith. A rodada termina às 19h com Dinu e Rossi.