Melbourne/Austrália – Dentro das quadras, o sérvio Novak Djokovic nas últimas temporadas tem sido imbatível. Líder do ranking mundial, a cada semana quebrando recordes de permanência no topo do ranking, títulos, contratos milionários de patrocínio, Djokovic tem feito a sua parte, e hoje é de fato o “cara” a ser batido.
Mas a partir desta quarta-feira, o sérvio passou a ser questionado por algo muito sério. Trata-se de uma denúncia do jornal italiano “Tuttosport”, que acusa o líder do ranking mundial, que supostamente em 2007, ter “entregado” uma partida para o francês Fabrice Santoro no ATP 1000 de Paris. Naquela ocasião, Santoro marcou 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/2.
Em Melbourne, onde defende o título conquistado em 2015, Djokovic mostrou indignação com a notícia.
“Não é verdade. Perdi o jogo. Não sei se você está tentando criar uma história sobre este jogo ou sobre qualquer partida que um tenista top tenha perdido nas primeiras rodadas. É um absurdo. Qualquer pessoa pode criar uma história sobre qualquer jogo. Este é o meu ponto. Não aconteceu muito nos últimos anos de tenistas top perderem cedo. Você pode escolher qualquer um que quiser desses e criar algo em cima. Não é apoiado por nenhum tipo de prova, é só especulação. Uma parte da mídia está só tentando criar uma história a partir de nenhuma prova. Enquanto for isso, é só uma matéria”, declarou Djokovic visivelmente transtornado.
O sérvio também, assim como o suíço Roger Federer, solicitou que parem de fazer perguntas sobre o assunto.
A reportagem publicada no Tuttosport, informa que o Ministério Público de Cremona, na Itália, analisa o jogo entre Djokovic e Santoro, além de outros jogos envolvendo outros tantos tenistas que poderiam ter sido manipulados.
O mesmo órgão, foi o responsável pela investigação do Calciopoli, um dos maiores escândalos do futebol, que teve como consequência, o rebaixamento na época do Juventus, Fiorentina e Lazio para a série B, e também puniu o Milan, que perdeu 15 pontos, todos por comprovadas manipulações de resultados.
Esta onda de supostas manipulações de resultados no circuito profissional de tênis, começou com uma notícia veiculada pela BBC, e pelo site BuzzFeed.
Ambos apresentaram documentos que supostamente dão margem a suspeitas evolvendo vários jogadores da elite no circuito. Estas publicações, analisaram resultados considerados suspeitos nos últimos 10 anos. Sem citar nomes, a mesma publicação informou ainda que nos últimos 10 anos, 16 jogadores do top 50 da ATP foram tidos inúmeras vezes como suspeitos por órgãos de integridade do esporte.
Tanto a BBC e o BuzzFeed, prometeram divulgar ontem, terça-feira os nomes dos atletas envolvidos, contudo, não o fizeram por não ter condições de acessar os registros telefônicos, bancários e de computadores dos possíveis envolvidos.
Luiz Fernandes
Esse pessoal está procurando chifre em cabeça de burro. Que tal investigarem o resultado do jogo Alemanha 7 x 1 Brasil na Copa de 2014? Será que os jogadores brasileiros foram comprados?
Não, não foram comprados, foi apenas uma aula de futebol de um país que erra e aprende com o erro, um país que enxerga adiante, e não um país que só pensa em acabar com o pouco que tem, apenas pelo dinheiro…lamentável!!!
Estenda esse pensamento em todas as áreas, política, econômica e social…eis o nosso Brasil!!!
Financeiramente falando, não vejo como um campeão como Djoko, com premiações milionarias vender resultado.
Estão tentando tirar o brilho do melhor jogador de tenis da história e que com certeza vai passar nadal e Federer em títulos de grande slam.
Só passando pra ver, mas voltando, onde o melhor da história? Precisa de muito tênis, cabeça e simpatia pra superar o Federer!!!
É To vendo que está quase passando…
Federer tem 18 e ele tem 13… E ainda tá cogitando se aposentar… To vendo que alguém aqui não entende muito de lendas… O Federer é uma lenda, o Djoko é um bom jogador com uma boa carreira, mas isso foi momentâneo, pois Nole não soube manter a posição por não ter a paixão do Federer
Eu concordo que financeiramente falando, apenas para o Djoko e sua equipe, não faz sentido.
Mas também concordo que há muita manipulação de resultados por aí, e se pensar financeiramente para o Santoro e para sua equipe, justifica e faz muita diferença para eles.
Isso nunca vai tirar o brilho de um dos melhores jogadores da história, mas serve de alerta para entendermos que a manipulação existe sim e que os sites de apostas estão cada vez mais fortes, consequentemente podendo fazer mais pressão na hora de combinar algum resultado.
Andy Murray vai bater Djoko logo logo ele vem mostrando que não ta pra brincadeira,o cara é raçudo, incansável,la por volta do meio do ano de 2017, Murray vai assumir de vez como número um.
Você acertou em cheio!!