Maior torneio de tênis da América do Sul acontece de 15 a 21 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro
O Rio Open terá mais uma brasileira na chave principal do WTA International. Beatriz Haddad Maia, que surpreendeu ao alcançar as quartas-de-final no ano passado, se junta a Teliana Pereira na busca pelo título do maior torneio de tênis da América do Sul, que tem simultaneamente a disputa de um ATP World Tour 500. Organizado pela IMM, o Rio Open acontece de 15 a 21 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro. Há ingressos disponíveis de 2a a 5a. feira.
“É um prazer poder jogar novamente o Rio Open. Agradeço a IMM pelo convite. O Rio Open é um torneio muito especial para mim ainda mais agora que tenho o Rio de Janeiro como base de treinamentos. É muito importante ter um torneio desse nível no Brasil para dar visibilidade ao tênis feminino brasileiro. Novamente eu vou dar o meu melhor e espero ir ainda mais longe do que no ano passado,” disse Bia Maia, que chegou a ter match point contra a campeã Sara Errani, um ano atrás, na quadra central do Jockey Club Brasileiro.
“O jogo da Bia no Rio Open, no ano passado, foi inesquecível. Até hoje todo mundo comenta. Ela é muito jovem mas já carrega uma bagagem enorme por sempre ter sido uma das melhores juvenis do mundo. Espero que ela agarre novamente essa chance, jogue um tênis de primeiro nível que ela sabe jogar e alcance um bom resultado.” Disse Luiz Procópio Carvalho, Diretor do Rio Open.
A tenista natural de São Paulo, passou a treinar, há poucos meses na Tennis Route, no Rio de Janeiro, com supervisão de João Zwetsch e a ter a carreira gerenciada pela IMG.
Apesar da pouca idade Bia – 19 anos – já tem um currículo respeitável e ocupa a 246a. posição no ranking da WTA. Aos 15 anos venceu seu 1o torneio profissional de duplas. Um ano mais tarde ganhou outros dois troféus de duplas e o primeiro de simples. Hoje, tem no total 4 títulos ITF de simples e 5 de duplas, além das quartas-de-final do Rio Open, no ano passado e do trofeu do WTA de Bogotá, nas duplas.
A lista de brasileiros que disputará o Rio Open agora tem Bia Maia, Teliana Pereira, Thomaz Bellucci, João Souza e os duplistas Marcelo Melo, Bruno Soares, André Sá e Marcelo Demoliner.
Entre os destaques internacionais estão Rafael Nadal, John Isner, David Ferrer, Jo-Wilfried Tsonga, Fabio Fognini, Dominic Thiem, Francesca Schiavone, a superstar canadense Eugenie Bouchard, entre outras.
Diana Gabanyi/Camila Coimbra