
Guarujá (SP) – Depois de um excelente primeiro set e do apoio de bom público, a paulista Beatriz Haddad Maia, a Bia, perdeu ritmo e acabou batida pela experiente Sorana Cirstea, romena que já foi 21ª do ranking, nas semifinais da Taça Estado de São Paulo de Tênis. A decisão deste domingo, às 17 horas, no Jardim Acapulco, será diante da paraguaia Montserrat González.
Bia começou muito agressiva e venceu com incrível facilidade o primeiro set, por 6/2. Aos poucos, Cirstea achou o melhor ritmo para bloquear o saque da brasileira e aos poucos reagiu, virando a partida com as parciais de 6/3 e 6/1. Pouco antes, em partida também longa e muito disputada, González superou a holandesa Indy de Vroome, por 6/4, 4/6 e 6/4.
Aos 25 anos, Cirstea ocupa atualmente o 243º posto do ranking depois de superar problemas físicos. Já conquistou um WTA, no piso sintético de Tashkent, e três torneios challengers de alta pontuação, porém o mais recente deles em 2011. Quatro anos mais jovem, Montserrat está no 258º posto e busca entrar na faixa das top 200 pela segunda vez na carreira. Tem cinco troféus na carreira, dois deles obtidos no Brasil.
Bia não saiu triste do Guarujá. Além das três boas vitórias de simples, as primeiras desde agosto do ano passado quando parou para operar o ombro direito, ela conquistou o título de duplas ao lado de Paula Gonçalves. As duas superaram a também paulista Laura Pigossi e a suíça Jill Teichmann, por equilibrados 6/7 (3-7), 7/5 e 10-7. Ela segue para o Torneio da Rivieira de São Lourenço, que começa já nesta segunda-feira.