Tenista cearense fez sua melhor campanha e perdeu nos detalhes para favorito argentino e dará salto no ranking
Thiago Monteiro (Lacoste/Estácio/Hidracor/Correios/Babolat/Fundação Beto Studart/Oi/Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro), 404º colocado, conquistou sua melhor campanha da carreira esta semana com a semifinal no torneio challenger do Rio de Janeiro, disputado sobre o piso de saibro e com premiação de US$ 50 mil.
O atleta da Tennis Route, do Rio de Janeiro, natural de Fortaleza (CE), fez rodada dupla neste sábado por conta da chuva e adiamento do duelo de quartas de final na sexta-feira. No início da tarde ele bateu o sexto favorito, o argentino Facundo Arguello, 137º, por 6/4 3/6 6/3 após 2h20min e no começo da noite acabou parando nos detalhes diante do argentino Facundo Bagnis, 109º e quarto favorito, que vinha de título na semana passada em Buenos Aires.
Esta foi a primeira semi de challenger do tenista de 21 anos que já figurou como 254 do ranking. Ex-número 2 do mundo juvenil, Monteiro vai subir cerca de 70 posições no ranking e ficar entre os 340 melhores do mundo em tabela a ser divulgada no dia 1º de fevereiro.
“Foi uma semana muito boa para mim, quero agradecer a organização pelo convite que recebi aqui no Rio. Eu tenho me preparado bastante, tenho jogado bem neste início de ano. Infelizmente hoje não consegui sair com a vitória para termos uma final brasileira. O Facundo Bagnis foi muito firme e mereceu a vitória. Agora sigo treinando e me preparando para os próximos desafios”, comentou Monteiro que na primeira semana do ano havia feito quartas de final em Mendoza, na Argentina, batendo o número 2 do país, Rogérgio Dutra silva, na época o 125 do mundo. Esta semana ele bateu o 142º colocado, Máximo Gonzalez, e o francês Axel Michon, 212º, além do triunfo sobre Arguello.
Ele permanece no Rio de Janeiro na próxima semana para treinos e deve disputar o challenger de Santo Domingo, na República Dominicana, ainda a definir nos próximos dias.
Em Melbourne, na Austrália, o atleta da Tennis Route, Marcelo Demoliner (Estácio/Oi/Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro/Correios/Asics), 78º melhor duplista do mundo e quarto do Brasil, tenta nesta madrugada de sexta uma vaga nas oitavas de final do Australian Open, primeiro Grand Slam do ano. Ele e Thomaz Bellucci enfrentam caíram diante da dupla cabeça de chave 14 formada pelo filipino Treat Huey e o bielorrusso Max Mirnyi por 5/7 7/6 (7/2) 6/4: “Foi por pouco, nos detalhes, mas valeu a campanha”, afirmou o gaúcho de Caxias do Sul.
Fabrizio Gallas