
Equipe brasileira derrotou o Peru por 3 a 0 na tarde desta quarta-feira
Santa Cruz (BOL), 3 de fevereiro de 2016 – O Time Correios Brasil fez ótima estreia no Zonal Americano I da Fed Cup nesta quarta-feira com vitória contra o Peru por 3 a 0 no primeiro confronto pelo Grupo B da competição em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Nesta quinta-feira, as brasileiras voltam à quadra para encarar o Equador, a partir das 11h locais (13h de Brasília).
Beatriz Haddad Maia abriu a participação brasileira enfrentando a jovem peruana Anastasia Iamachkine e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 7/6(2), em 1h27min. “O primeiro confronto é sempre difícil, a gente sabe das condições aqui, venta bastante, está duro para os dois lados e a gente conseguiu lidar bem nos momentos e sair com a vitória”, disse Bia.
Teliana Pereira garantiu o segundo ponto brasileiro na disputa ao derrotar outra jovem tenista peruana, Dominique Schaefer, por 2 sets a 0, com 6/1 6/2, em 1h02min de partida. “Foi um jogo muito bom, foi importante a gente ter saído com a vitória por 3 a 0, começamos bem. Está um pouquinho difícil jogar aqui por causa do vento, mas é pra todo mundo, então quem consegue se adaptar melhor, acaba levando”, afirmou Teliana.
Com o confroto já definido, o Brasil também venceu a partida de duplas com Paula Gonçalves e Beatriz Haddad Maia contra Iamachkine e Schaefer por duplo 6/1, em 44 minutos.
“Começamos com o pé direito, foi uma boa estreia. Jogo de estreia sempre é mais difícil. As meninas já estão totalmente ambientadas com o local, aqui venta muito, as quadras são muito boas, mas o fator vento realmente atrapalha bastante. Mas elas já estão bem preparadas psicologicamente, jogando muito certinho com o vento”, afirmou o capitão Fernando Roese.
“A Bia começou muito bem, teve alguma dificuldade no segundo set, sentiu um pouquinho talvez a pressão de estar iniciando a Fed Cup, mas soube administrar muito bem. A Teliana fez jus ao seu favoritismo, entre todas as jogadoras da Fed tem o melhor ranking, é a mais consistente, isso gera para ela uma pressão, mas ela está bem acostumada a isso e passou por cima da adversária. Na dupla , Bia e Paula jogaram muito bem, soltas, souberam levar a dupla muito tranquila, isso mostra que as meninas estão bem focadas”, completou Roese.
Para seguir na busca pela vaga no Playoff do Grupo Mundial II, o Brasil encara nesta quinta-feira o time do Equador, formado por Charlotte Roemer, Camila Romero, Rafaella Baquerizo e Marie Elise Casares, comandadas pelo capitão Manuel Balda. As equatorianas estrearam perdendo para a Argentina por 3 a 0.
“Também temos um favoritismo contra o Equador, que não tem nenhuma atleta de grande expressão, com o ranking parelho às nossas, mas o favoritismo é só fora da quadra. As meninas do Equador, na minha opinião, têm melhor tênis que as do Peru, é um confronto mais dificil”, analisa o capitão do time brasileiro.
O Time Correios Brasil da Fed Cup na Bolívia é formado pelas tenistas Teliana Pereira, Gabriela Cé, Beatriz Haddad Maia e Paula Gonçalves, além da reserva Carolina Meligeni Alves. A comissão técnica tem o capitão Fernando Roese, o técnico Renato Pereira, a preparadora física Renata Penha, a fisioterapeuta Claudia Tamachiro, o médico Gilbert Bang e o chefe da delegação Paulo Moriguti.
Fonte: CBT