Torneio será realizado nos dias 13 e 14 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, Zona Sul do Rio
O Rio de Janeiro começa a respirar tênis já neste fim de semana, quando começa o Rio Open Qualifying, competição que vale vaga para a chave principal do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul e o único a reunir uma disputa simultânea de um ATP 500 e de um WTA Internacional. O evento acontece nos dias 13 e 14 de fevereiro, sábado e domingo, no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, bairro da Zona Sul da Cidade Maravilhosa. O público tem entrada gratuita para assistir de perto as partidas do Rio Open Qualifying, que terão início às 10h.
Através do Qualifying, quatro tenistas da ATP e seis jogadoras da WTA vão ganhar vagas na chave principal do ATP 500 e do WTA Internacional A chave masculina tem 16 tenistas, enquanto a feminina conta com 20 jogadoras. Cada atleta precisará vencer dois jogos para chegar ao Rio Open e, possivelmente, enfrentar Rafael Nadal, David Ferrer, John Isner, Jo-Wilfried Tsonga, Teliana Pereira, Francesca Schiavone, entre outros.
O evento contará com a presença de grandes nomes do tênis mundial, como o francês Paul-Henri Mathieu, ex-12 do mundo e jogador que venceu Guga na despedida do brasileiro em Roland Garros, o argentino Carlos Berlocq, ex-top 50 da ATP e, no feminino, Shahar Peer (ISR), 11a da WTA em 2011, Paula Gonçalves e Carolina Meligeni, sobrinha de Fernando Meligeni.
Os portões do Jockey Club Brasileiro serão abertos às 9h e o acesso será pelo número 410 da Rua Mário Ribeiro. Para os fãs que optarem ir ao evento utilizando transporte público, há diversas linhas de ônibus saindo da Zona Oeste para a Zona Sul, no sentido Lagoa e Gávea, que passam próximas ao local. Quem sai do Centro ou de outros bairros da região Sul da cidade, pode utilizar coletivos que passem pela Gávea tendo como caminho o Jardim Botânico ou a Lagoa. Outra opção é ir de Metrô, utilizando as integrações na superfície que saem das estações Botafogo, desembarcando na Estação Baixo Gávea, e General Osório, descendo na Estação Bartolomeu Mitre.
As bicicletas coletivas Bike Rio são também ótimas opções para chegar ao evento. Haverá uma estação do sistema no local. Os torcedores que preferirem ir ao Rio Open Qualifying com carro particular poderão estacionar seus veículos no estacionamento, administrado pela Estapar, que fica dentro do Jockey e tem entrada pela Praça Santos Dumont, assim como nos estacionamentos existentes nos arredores do clube (Parque dos Patins, por exemplo). Mas vale ressaltar que a melhor opção é utilizar transporte público, bicicleta ou taxi.
A entrada de frutas e sanduíches em embalagens transparentes será permitida, assim como guarda-chuvas e capas de chuva. Garrafas de vidro e bebidas alcoólicas estão proibidas. Haverá no local uma carrocinha com o delicioso cachorro-quente Geneal, além das bebidas do Drink Truck para quem sentir fome e sede entre um saque e outro.
Diana Gabanyi/Camila Coimbra/Lia Benthien