Ela se junta a Teliana Pereira, Gabriela Cé e Beatriz Haddad Maia
A paulista Paula Gonçalves foi a única brasileira a passar pelo qualifying, neste domingo, e garantir vaga para jogar o Rio Open apresentado pela Claro. Número 286 do ranking mundial, Paula venceu na rodada final a francesa Alizé Lim, 157ª, por 2 sets a 0, com um duplo 6/3. A adversária da estreia será a israelense Julia Glushko, 127ª.
Será a terceira vez que Paula disputa a chave principal do Rio Open, porém nas outras duas oportunidades recebeu convite da organização. “A conquista dessa vaga é muito importante, porque entrei por mérito. Recebi convite para o quali, mas vim para cá, venci os dois jogos e consegui. Nas duas partidas entrei tranquila, mesmo enfrentando adversárias duras. Estou bem feliz”, disse a tenista de Campinas, treinada pelo ex-jogador Carlos Alberto Kirmayr.
A adversária da estreia no Rio Open já alcançou a 79ª posição no ranking, em 2014, mas Paula tem um retrospecto favorável contra ela. Venceu dois dos três jogos disputados, sendo que os dois últimos foram na temporada 2015. “Foi engraçado quando soube que iria enfrentá-la na estreia, porque tinha olhado a chave e pensei que seria uma boa adversária para a primeira rodada”.
Com a entrada de Paula no Rio Open, são sete brasileiros na competição, jogando simples: Paula, Teliana Pereira, Gabriela Cé, Beatriz Haddad Maia, Thomaz Bellucci, João Souza e Thiago Monteiro.
Além da brasileira, quem também entrou no Rio Open no feminino foi a colombiana Mariana Duque-Mariño, a norte-americana Jennifer Brady, a búlgara Elitsa Kostova, a holandesa Cindy Burger, e a argentina María Irigoyen.
O Brasil tinha chance de colocar outro jogador no Rio Open, na chave masculina. Mas Rogério Dutra Silva perdeu do português Gastão Elias por 2 sets a 1, com parciais de 1/6, 7/5 e 6/2, e não avançou.
Além de Elias, os outros que venceram o Rio Open qualifying e vão disputar o Rio Open são o japonês Taro Daniel, o espanhol Daniel Gimeno-Traver e o argentino Facundo Bagnis.
Confira os resultados:
Masculino
Taro Daniel (JAP) 2 x 1 Facundo Arguello (ARG) – 3/6, 6/2 e 6/3
Daniel Gimeno-Traver (ESP) 2 x 0 Paul-Henri Mathieu (FRA) – 6/4 e 2/2 (ret.)
Facundo Bagnis (ARG) 2 x 0 Albert Montanes (ESP) – 6/4 e 5/2 (ret.)
Feminino
Mariana Duque-Mariño (ESP) 2 x 1 Paula Badosa Gibert (ESP) – 3/6, 6/3 e 6/2
Jennifer Brady (EUA) 2 x 0 Maria Sakkari (GRE) – 7/5 e 6/2
Elitsa Kostova (BUL) 2 x 0 Sara Sorribes Tormo (ESP) – 6/2 e 6/4
Cindy Burger (HOL) 2 x 0 Fiona Ferro (FRA) – 6/1 e 6/0
María Irigoyen (ARG) 2 x 0 Nastassja Burnett (ITA) – 6/3 e 6/2
Diana Gabanyi/Camila Coimbra/Lia Benthien