Austríaco Thiem vence argentino Schwartzman e está nas quartas de final
O quarto dia de Rio Open apresentado pela Claro terá grandes nomes do tênis em ação nas quadras do Jockey Club Brasileiro. Devido à chuva que voltou a cair na noite desta quarta-feira, seis jogos foram adiados para a rodada de quinta. O atual campeão, David Ferrer, que enfrentaria o espanhol Albert Ramos-Vinolas na quarta à noite, abre a rodada de quinta, na quadra Guga Kuerten, às 14h15. Não antes das 18h30, é a vez de seu compatriota Rafael Nadal, número 5 do mundo, encarar o também espanhol Nicolás Almagro.
A partida entre Nadal e Almagro será a 15ª entre os dois, com larga vantagem para o nove vezes campeão de Roland Garros e vencedor da edição 2014 do Rio Open. Nadal venceu Almagro 13 vezes na carreira. O rival, atual 53º do ranking mundial, conquistou uma vitória, em Barcelona-2014. A partida desta quinta-feira vale vaga nas quartas de final.
O último duelo entre eles foi em Roland Garros, no ano passado. “Almagro é um jogador complicado em todas as superfícies, especialmente no saibro, então vai ser um jogo difícil que tenho que jogar num nível muito bom se eu quiser ter alguma chance, e é isso que vou tentar. Vai ser um grande teste para mim”, disse a grande estrela do Rio Open.
Almagro, que já foi nono do mundo em 2011, vem de um vice-campeonato em Buenos Aires na semana passada. Aos 30 anos, conquistou 12 troféus na carreira.
Dupla Bruno/Marcelo continua partida da estreia e Thiago Monteiro busca vaga nas quartas
A rodada de quinta-feira também terá brasileiros em ação. Bruno Soares e Marcelo Melo continuam a partida contra os compatriotas Fabiano de Paula e Orlando Luz. Os cabeças de chave número 1 venciam o primeiro set por 2 a 0 quando a chuva começou. A partida é a terceira programada na quadra 1, depois do confronto de simples entre a brasileira Paula Gonçalves e a sueca Johanna Larsson, cabeça de chave número 2. Paula entrou na chave principal depois de passar pelo qualifying, e a vitória na estreia foi a primeira em um torneio WTA. Será o primeiro confronto entre a brasileira e a sueca.
Grande surpresa da rodada de quarta, o brasileiro Thiago Monteiro volta à quadra Guga Kuerten para buscar uma vaga nas quartas de final, no último jogo do dia. Será a primeira vez que ele enfrentará o uruguaio Pablo Cuevas, 45º do mundo.
Em outros jogos, o ucraniano Alexandr Dolgopolov pega o espanhol Inigo Cervantes, o colombiano Santiago Giraldo enfrenta o argentino Guido Pella, e o italiano Paolo Lorenzi tem pela frente o argentino Federico Delbonis.
Dominic Thiem bate argentino e alcança as quartas de final
O austríaco Dominic Thiem chegou a sete vitórias seguidas após bater o argentino Diego Schwartzman por duplo 7/5 e avançou às quartas de final do torneio carioca.
Thiem, que conquistou seu quarto título de ATP na semana passada, em Buenos Aires, quebrou duas vezes o serviço do argentino no primeiro set, em 49 minutos. O jovem de 22 anos voltou mais forte no segundo e tinha 3 a 0 no placar quando a chuva interrompeu a partida. “Foi meio complicado porque tinha o jogo na mão e praticamente tive que começar do zero”, declarou ele, que fechou o set em 7/5. Thiem enfrenta o vencedor de Ferrer x Ramos-Vinolas.
Vice-campeão do torneio do ano passado, Fabio Fognini foi forçado a abandonar o Rio Open por conta de uma lesão no abdômen durante seu jogo contra o espanhol Daniel Gimeno-Traver.
O italiano venceu o primeiro set por 6/4 e estava perdendo o segundo por 2 a 1 quando o jogo foi paralisado por conta da chuva. Apesar do tempo extra de descanso, Fognini não conseguiu continuar jogado e a partida foi encerrada no quarto game.
Diana Gabanyi/Camila Coimbra/Lia Benthien