Em outro jogo da noite desta quinta-feira, o brasileiro Thiago Monteiro deu trabalho, mas foi derrotado pelo uruguaio Pablo Cuevas por 7/6 (5) e 6/3. O jovem de 21 anos, que recebeu convite para jogar no Rio, surpreendeu na primeira rodada ao vencer o número 9 do mundo, o francês Jo-Wilfried Tsonga.
O cearense fez um primeiro set equilibrado com o experiente Cuevas, 30º do mundo e dono de três títulos na carreira. No tie-break, o ex-número 2 do ranking juvenil e atual 338º do ranking mundial abriu 4 a 2, mas permitiu a virada de Cuevas. No set seguinte, Thiago manteve o ritmo, porém teve o saque quebrado e não conseguiu reverter.
“Ele jogou muito sólido, administrou bem o jogo, teve total mérito pela vitória”, disse o brasileiro, que deixa o Rio Open satisfeito. “Esses dias aqui foram gratificantes, jogar numa quadra central com tanta torcida pela primeira vez na carreira, não vou esquecer. Além disso, ver que posso jogar contra tenistas desse nível, aumentou ainda mais minha confiança”.
Assim como Tsonga, Cuevas elogiou o canhoto brasileiro. “Já tinha visto o Thiago jogar em outros torneios e é um cara que tem muito potencial. Ontem ele ganhou de um cara difícil, o Tsonga, hoje sabia que o jogo seria difícil porque é sempre complicado enfrentar um brasileiro aqui, mas estou feliz que passei para as quartas mais uma vez aqui no Rio Open”, disse o uruguaio.
O uruguaio enfrentará nesta sexta, não antes das 16h, o argentino Federico Delbonis, 46º do mundo, que venceu o italiano Paolo Lorenzi por 6/3 e 6/0. Será o primeiro confronto entre os dois.
Os outros confrontos das quartas são entre o espanhol David Ferrer e o austríaco Dominic Thiem – após a partida de Cuevas com Delbonis -, e entre o espanhol Daniel Gimeno-Traver e o argentino Guido Pella, às 14h30.