A brasileira Paula Gonçalves foi eliminada nas quartas de final do Rio Open apresentado pela Claro, nesta sexta-feira, pela norte-americana Shelby Rogers, por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 5/7 e 6/3. Em suas três edições o torneio da série WTA International do Rio contou com uma brasileira nas quartas de final – em 2014, foi Teliana Pereira, e em 2015, Beatriz Haddad Maia.
Paula, convidada pela organização para jogar o qualifying, perdeu o primeiro set, e quando estava 4 a 3 para Rogers no segundo, começou a chover no Rio. Depois de quase 2h30 de paralisação, a brasileira voltou melhor e fechou por 7/5, empatando a partida. A norte-americana não se abalou e nem perdeu a calma com a torcida que lotou a quadra 1 para apoiar Paula. Abriu 3 a 1 no terceiro set, e se manteve à frente para avançar à semifinal.
“Hoje entrei mais nervosa, agitada e oscilei muito na partida. Tive bons e maus momentos e ela foi mais regular. Mesmo perdendo, só tenho a agradecer a semana que tive aqui, fui além das minhas expectativas.Saio de cabeça erguida e mais confiante no meu jogo”.
A adversária de Rogers na semifinal será a romena Sorana Cirstea, convidada pela organização para jogar a chave principal. O primeiro confronto entre as duas será neste sábado, no segundo jogo da quadra Guga Kuerten. Cirstea, que já foi a 21ª do mundo, derrotou nas quartas a montenegrina Danka Kovinic, cabeça de chave número 3, por 6/1 e 6/2.
A outra semifinal será entre a italiana Francesca Schiavone e a croata Petra Martic, às 14h30, na abertura dos jogos da quadra Guga Kuerten.
Decisão da chave de duplas feminina será neste sábado
A decisão da chave de duplas feminina será neste sábado, às 15h30, na quadra 1, entre a argentina María Irigoyen e a paraguaia Veronica Cepede Royg contra a britânica Tara Moore e a suíça Conny Perrin. Moore e Perrin não precisaram jogar nesta sexta para ir à decisão. A francesa Alizé Lim, parceira da italiana Francesca Schiavone, desistiu da semifinal devido a uma lesão no pescoço.
Irigoyen foi campeã nas duplas na edição do Rio Open de 2014, ao lado da romena Irina-Camelia Begu.