Dupla olímpica do país joga às 18h30 e cabeça de chave 2 encara espanhol na sequência
São Paulo/SP – Os principais nomes do tênis masculino do país estreiam nesta quarta-feira no Torneio Aberto Internacional de Tênis do Brasil – Brasil Open 2016, em São Paulo. A dupla olímpica do Brasil, formada pelos mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares, estreia não antes de 18h30 e Thomaz Bellucci encara o espanhol Roberto Carballes Baena em seguida. A rodada, que começa às 12h no Esporte Clube Pinheiros, também terá o primeiro jogo de André Sá.
Cabeça de chave 2, Bellucci enfrentará o lucky-loser Carballes Baena pela primeira vez na carreira. “Eu o conheço um pouco, apesar de nunca ter jogado contra ele. Conversei um pouco com o Feijão, que o enfrentou no quali. É um cara que tem uma esquerda boa, contra-ataca bem e é rápido dentro de quadra. Um estilo bem espanhol, com muitas trocas de fundo de quadra”, afirmou o paulista.
Há duas semanas, Bellucci foi vice-campeão no ATP de Quito, no Equador, também no saibro. “Fisicamente estou me sentindo bem, estou treinando bem toda a semana e agora é só pensar no jogo”, completou o número 35 do ranking mundial.
Já Melo e Soares terão pela frente a dupla convidada formada pelo espanhol Nicolás Almagro e pelo brasileiro Eduardo Russi. Na última semana, os mineiros foram semifinalistas no Rio de Janeiro.
“É complicado traçar uma estratégia porque nunca vimos eles jogando juntos. O Eduardo é de outra geração, já o Almagro a gente conhece bem. Neste tipo de jogo o importante é ser agressivo, tomar a rede. Acreditamos que os dois vão jogar mais de fundo de quadra, então é importante colocar pressão neles. Ao longo do jogo vamos conseguir ver mais as bolas que eles gostam de fazer e trabalhar em cima disso”, previu Soares, campeão de duplas masculinas e mistas do Australian Open.
O experiente André Sá começa sua campanha em São Paulo, ao lado do argentino Máximo González, contra os italianos Marco Cecchinato e Paolo Lorenzi. A partida acontece na Central após os dois primeiros jogos de simples do dia: o esloveno Blaz Rola, que surpreendeu o cabeça 6 Paolo Lorenzi por 7/6(3), 3/6 e 7/6(5), encara às 12h na Quadra Central o espanhol Iñigo Cervantes, responsável pela eliminação do compatriota Marcel Granollers por 6/3 e 6/4.
Em seguida, haverá o confronto argentino entre Diego Schwartzman, que vencia o compatriota Horacio Zeballos por 6/3 e 4/2 quando o adversário abandonou o jogo, e Federico Delbonis, cabeça de chave 4 do torneio. “Estava melhorando no segundo set até que ele (Zeballos) deixou a quadra. Sinto muito porque ele é um grande amigo”, disse Schwartzman sobre sua estreia.
Confira a programação completa da quarta-feira (24/2):
Quadra Central
12h
[Q] Blaz Rola (SLO) vs Iñigo Cervantes (ESP)
Diego Schwartzman (ARG) vs [4] Federico Delbonis (ARG)
Marco Cecchinato/Paolo Lorenzi (ITA) vs [3] Máximo González (ARG)/André Sá (BRA)
Não antes de 18h30
[1] Marcelo Melo/Bruno Soares (BRA) vs [WC] Nicolas Almagro (ESP)/Eduardo Russi (BRA)

[2] Thomaz Bellucci (BRA) vs [LL] Roberto Carballes Baena (ESP)
Quadra 1 – 12h
Pablo Carreño Busta (ESP) vs Daniel Gimeno-Traver (ESP)
Andrej Martin (SVK)/Hans Podlipnik-Castillo (CHI) vs [2] Pablo Cuevas (URU)/Marcel Granollers (ESP)
Pablo Carreño Busta/David Marrero (ESP) vs Taro Daniel (JPN)/Daniel Gimeno-Traver (ESP)
BRASIL OPEN 2016
Quando: 22 a 28 de fevereiro
20 e 21 de fevereiro – qualifying (entrada gratuita)
Onde: Esporte Clube Pinheiros
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.484 – São Paulo
Daniela Giuntini