Carballes Baena e Lajovic tiram favoritos e uruguaio pode encarar Monteiro nas quartas de final
São Paulo/SP – O paulista Thomaz Bellucci e o francês Benoit Paire foram surpreendidos em suas estreias no Torneio Aberto Internacional de Tênis do Brasil – Brasil Open 2016, nesta quinta-feira, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Já o uruguaio Pablo Cuevas, atual campeão do torneio, confirmou o favoritismo e está nas quartas de final.
O espanhol Roberto Carballes Baena virou o jogo contra Bellucci, cabeça de chave 2, de virada, com parciais de 2/6, 6/4 e 6/3. Nas quartas, ele encara o compatriota Pablo Carreño Busta, que eliminou Daniel Gimeno-Traver, pelo placar de 6/2, 3/6 e 6/3. “Vim do quali, no qual perdi, e entrei como lucky-loser. Venho melhorando a cada dia. Estou muito feliz de estar nas quartas e amanhã vou dar o meu melhor”, disse Carballes Baena.
Bellucci lamentou sua queda física a partir do segundo set: “Fisicamente, não consigo manter a intensidade, tenho um peso muito grande no corpo. No terceiro set comecei a sentir muitas cãibras. Não sei o que acontece, a gente está tentando uma solução para manter uma intensidade razoável”.
Cabeça de chave 1 do torneio, o francês Benoit Paire foi derrotado pelo sérvio Dusan Lajovic, com parciais de 6/0, 4/6 e 6/3. O adversário do número 76 do mundo nas quartas de final será o português Gastão Elias, que eliminou o colombiano Santiago Giraldo por 6/4 e 6/3.
“Estava um pouco doente e não consegui treinar ontem por causa da chuva. Estava jogando em quadra coberta semana passada. Mas ele jogou bem, me pressionou no final e eu não saquei bem”, comentou Paire.
Cuevas vence, mas quer melhorar desempenho
Já o atual campeão Pablo Cuevas avançou em sets diretos para as quartas de final. O uruguaio derrotou o argentino Facundo Bagnis, com parciais de 6/3 e 7/5. O segundo set quase escapou do cabeça de chave 3, mas Cuevas conseguiu conquistar sua sexta vitória seguida, já que foi campeão no Rio de Janeiro.
“Sempre é diferente jogar uma estreia quando as condições variam. No dia em que treinei estava bem úmido e hoje já estava calor, bem mais rápido. Duvidei um pouco no final do segundo set, tive chances para quebrar e saquei para o jogo e ele acabou empatando. Por sorte, consegui fechar e chegar às quartas”, comentou o número 27 do ranking.
O adversário de Cuevas ainda não foi definido, mas com certeza será um tenista canhoto, assim como os cinco oponentes que enfrentou no Rio. “É melhor, porque estou acostumado. Thiago Monteiro jogou muito bem na semana passada e aqui também. Daniel Muñoz de la Nava é bem forte neste piso. Tenho que pensar no meu tênis e amanhã jogar um pouco melhor”, avaliou.
Campeão em 2014, o argentino Federico Delbonis precisou de três sets para superar o compatriota Diego Schwartzman, com o placar de 3/6 6/4 6/2, em duas horas de partida. Seu adversário por uma vaga nas semifinais será o espanhol Inigo Cervantes, que passou pelo esloveno Blaz Rola em sets diretos, com o placar de 7/6(4) e 7/6(1).
Resultados – 25/2:
Dusan Lajovic (SRB) d. [1 ]Benoit Paire (FRA), 6/0 4/6 6/3
[Q] Gastão Elias (POR) d. Santiago Giraldo (COL), 6/4 6/3
[3] Pablo Cuevas (URU) d. [Q] Facundo Bagnis (ARG), 6/3 7/5
Iñigo Cervantes (ESP) d. [Q] Blaz Rola (SLO), 7/6(4) 7/6(1)
[4] Federico Delbonis (ARG) d. Diego Schwartzman (ARG), 3/6 6/4 6/2
Pablo Carreño Busta (ESP) d. Daniel Gimeno-Traver (ESP), 6/2 3/6 6/3
[LL] Roberto Carballes Baena (ESP) d. [2] Thomaz Bellucci (BRA), 2/6 6/4 6/3
Daniela Giuntini