Atleta da Tennis Route disputa challenger de Santiago no final de semana
Após mais uma grande campanha, desta vez com quartas de final no Brasil Open, torneio ATP 250 jogado em São Paulo, Thiago Monteiro (Lacoste/Estácio/Hidracor/Correios/Babolat/Fundação Beto Studart/Oi/Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro) deu novo salto no ranking mundial subindo 38 posições e alcançando o 240º lugar. Esta é o melhor desempenho da carreira, superando o 254º de novembro de 2013.
O cearense de Fortaleza que treina na Tennis Route, no Rio de Janeiro, sob a tutela do técnico Duda Matos, acumula um salto de 98 posições só nas duas últimas semanas onde se tornou o primeiro brasileiro em 15 anos a vencer um top 10 em casa e o primeiro a ganhar de um dos dez melhores em três anos e meio – bateu o número 9 Jo Tsonga no Rio Open. Ele também somou vitórias contra Nicolas Almagro, ex-top 10 e então 50º colocado que vinha de final no forte torneio de Buenos Aires, na Argentina, e sobre o top 75 Daniel de la Nava.
Somente nesta temporada, Thiago já acumula uma subida de 223 colocações onde largou o ano como o 463º colocado. O atleta soma semifinal no challenger do Rio de Janeiro e quartas em Mendoza.
“Fico muito feliz com esse meu melhor ranking e com essas duas semanas especiais que tive no Brasil. Acho que o trabalho duro que venho fazendo com minha equipe na Tennis Route está seguindo na direção certa. Agora é manter o foco nos objetivos e seguir evoluindo cada dia para manter o bom nível de tênis e seguir nessa confiança. Agora jogo um challenger no Chile e quero estar bem preparado para buscar o melhor resultado possível”, apontou Monteiro que por enquanto está no qualificatório do torneio e tem embarque marcado pra quinta-feira para o evento jogado no saibro em Santiago. O torneio distribui US$ 50 mil mais hospedagem.
Quem também subiu bastante no ranking foi o paranaense de Marechal Cândido Rondon, Thiago Wild (Oi/Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro). Após as oitavas de final em Córdoba, na Argentina, torneio Grau 2 pro ranking mundial juvenil até 18 anos, o jovem de 15 anos subiu 48 lugares e atingiu o 267º posto. Ele já é o sétimo melhor do país.
Ele disputa o torneio Grau 1 com pontuação ainda mais alta em Assunção, no Paraguai. Sua estreia será contra o argentino Francisco Vittar.
Fabrizio Gallas