Considerado um dos principais torneios infanto juvenis do mundo, o Banana Bowl, criado por Procópio, chega à 46ª. edição. Torneio será disputado de 5 a 13 de março, em São José dos Campos
São José dos Campos (SP) – No ano em que completaria 100 anos de vida, Alcides Procópio, criador do Banana Bowl, será homenageado na edição deste ano, que acontece de 5 a 13 deste mês, nas quadras da Associação Esportiva São José/Clube de Campo Santa Rita, em São José dos Campos. O torneio ganhará o título de 46º Banana Bowl – Troféu Alcides Procópio.
O Banana Bowl foi criado em 1968, durante o congresso do Campeonato Sul-americano, em Caracas, Venezuela. O nome Banana foi sugerido por Alcides Procópio, então presidente da Federação Paulista de Tênis, que gostaria de criar uma versão tropical do Orange Bowl. “Já que copiamos tudo dos Estados Unidos e eles têm o Orange Bowl, então nós teremos o Banana Bowl”, disse Procópio em 1998 ao lembrar da criação do evento.
“Meu pai sempre teve uma preocupação muito grande com a formação de novos tenistas. Inspirado no Orange Bowl, torneio que eu joguei na década de 60, ele resolveu criar este evento infanto-juvenil, no qual ele sempre participou e teria recebido uma homenagem no Esporte Clube Pinheiros, em março de 2002, mas não pode estar presente, pois sofreu um AVC no mesmo dia. Para nossa família é uma grande honra meu pai ser lembrado por este torneio, no qual ele tinha tanto carinho”, afirma Alcides Procópio Junior, filho de Procópio.
Nascido em 15 de setembro de 1916, Procópio foi o grande pioneiro do tênis brasileiro. Ex-tenista e dirigente que, além de presidir a FPT, foi vice-presidente da Confederação Brasileira de Tênis e capitão do Brasil na Copa Davis.
Daniela Giuntini/Rubens Lisboa