Jogos acontecem a partir das 8h30 neste sábado em São José dos Campos. Jogos do Tênis Kids serão realizados a partir das 8h em Lorena
São José dos Campos (SP), 4 de março de 2016 – O 46º Banana Bowl – Troféu Alcides Procopio tem início neste sábado, a partir das 8h30, com a disputa do qualifying para as categorias 18, 16 e 14 anos na Associação Esportiva São José/Clube de Campo Santa Rita, em São José dos Campos.
Esta é a sexta vez que a cidade no Vale do Paraíba sedia o mais tradicional torneio de tênis do Brasil e um dos principais eventos infanto juvenis do mundo. Além do Clube de Campo Santa Rita, os jogos do qualifying nas categorias 14 e 16 anos também serão realizados na Daher Tennis, também em São José dos Campos, e no Trianon Clube, em Jacareí, com transporte fornecido pelo torneio.
Competição que já revelou John McEnroe, Ivan Lendl, Gabriela Sabatini, Fernando Meligeni, Gustavo Kuerten, Andy Roddick, Amelie Mauresmo, Dominika Cibulkova, Kei Nishikori, Bruno Soares, Teliana Pereira e muitos outros tenistas para o Brasil e o mundo, o Banana Bowl tem neste ano tenistas de 30 países.
Além do Brasil, o torneio tem representantes da Alemanha, Argentina, Aruba, Áustria, Bélgica, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Hungria, Israel, Itália, Japão, Letônia, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, Romênia, Rússia, Suécia, Turquia, Uruguai e Venezuela.
Os principais favoritos da categoria 18 anos são o americano Ulises Blanch, o japonês Yosuke Watanuki, a japonesa Mai Hontama, a paraguaia Lara Escauriza, a argentina Maria Lourdes Carlé e os brasileiros Gabriel Decamps, Lucas Koelle e Felipe Meligeni Alves, atleta que treina no local da competição.
Na categoria 16 anos, os brasileiros João Lucas Reis, Matheus Pucinelli, Mateus Alves e Marina Figueiredo estão entre os favoritos ao lado da paraguaia Heydi Doldán, o argentino Bruno Caula e a peruana Romina Ccuno. Já nos 14 anos, os argentinos Santiago de La Fuente e Josue Mamani estão entre os principais favoritos ao lado dos brasileiros Natan Rodrigues, Maria Fernanda Menezes e Nalanda Silva, além da equatoriana Ana Yepez.
Bananinha Bowl
Com quase 100 tenistas inscritos, na estreia do Tênis Kids em uma edição do Banana Bowl, o Clube Comercial de Lorena inicia a programação neste sábado com jogos a partir das 8h.
O Tênis Kids dá a oportunidade de competir a tenistas das categorias 8 anos, 9 anos, 10 anos e 11 anos, com chaves masculinas e femininas. Esta é a primeira vez que ocorre a disputa de jogos das categorias 8 e 11 anos na história do Banana Bowl.
A categoria 8 anos será disputada com bolas laranjas (50% mais lentas), 9 e 10 anos com bolas verdes (25% mais lentas), enquanto 11 anos terá as convencionais bolas amarelas. As bolas mais lentas são importantes para facilitar o aprendizado das crianças e fazem parte do programa Tennis 10’s, implantado pela da Federação Internacional de Tênis em 2010 e regulado para todos os países filiados à ela para torneios de até 10 anos.
Daniela Giuntini/Rubens Lisboa