
Nathalia Gasparin, Vitória Okuyama e Rafaela Santos se garantiram na segunda rodada de 18 anos feminino. Felipe Alves perde e chuva adia jogos para terça-feira
São José dos Campos (SP) – A rodada de abertura da categoria 18 anos feminino do 46º Banana Bowl – Troféu Alcides Procopio contou com três vitórias brasileiras. As paranaenses Nathalia Gasparin e Vitoria Okuyama e a paulista Rafaela Santos serão as representantes nacionais na segunda fase do torneio nas quadras de saibro da Associação Esportiva São José/Clube de Campo Santa Rita em São José dos Campos.
Gasparin iniciava reação contra a peruana Anastasia Iamachkine e vencia por 5/7 6/4 1/0, quando a rival de 15 anos abandonou com dores na perna direita.”Já havia jogado várias vezes com ela, mas nunca tinha ganhado. Sabia que seria um jogo difícil, já que ela é 140ª na ITF”, disse Gasparin a respeito da rival peruana, que já representa seu país na categoria principal da Fed Cup.
“Eu comecei super bem, abri 5/3, mas ela virou. Consegui vencer o segundo set e ela começou a sentir a perna, acho que uma câimbra na panturrilha, e chamou o físio. Continuei focada e jogando muito bem e ela desistiu quando eu quebrei”, acrescentou a paranaense que agora enfrenta a cabeça 7 argentina Melany Krywoj.
Também avançaram Rafaela Santos, que marcou 6/4 6/0 na israelense Lina Glushko, irmã caçula da jogadora profissional Julia Glushko. Sua próxima rival é a peruana Dominique Schaefer, nona favorita no torneio. Já Vitoria Okuyama derrotou a argentina Azul Pedemonti por 7/5 e 6/4 e enfrenta a romena Selma Cadar.
Ainda nesta segunda-feira, Marcelle Cirino caiu em duelo equilibrado com a americana Natasha Subhash por 7/6(6) e 6/3. Ana Luiza Cruz sofreu 6/1 6/2 da austríaca Anna-Lenna Neuwirth, Gabriela Azambuja foi superada pela americana Najah Dawson por 6/3 6/1 e Giovanna Caputo perdeu por 6/2 6/3 para a israelense Yarden Akler. Raíssa Wagner, Eduarda Ferreira, Julia Iglesias e Nathalia Stelzer também foram eliminadas na primeira fase.
Masculino – Um duelo curioso abriu as disputas da categoria 18 anos masculino. O paulista Felipe Meligeni Alves, sobrinho de Fernando Meligeni, enfrentou o norte-americano Brandon Holt, filho da ex-número 1 Tracy Austin. Mesmo contando com apoio do público, o tenista nacional foi superado na estreia por 7/6 (4) 6/4. O próximo adversário do americano é o italiano Corrado Summaria.
O paulista teve um bom começo de jogo, largando com quebra de vantagem e dominava as ações com o forehand. Ele chegou a liderar por 5/3 e teve set points no saque do adversário. Holt passou a ser mais forte defensivamente e levou o anfitrião a cometer erros que o custaram a vantagem. Com set empatado por 5/5, Felipe Meligeni voltou a quebrar, mas perdeu o saque na sequência. Holt não apenas foi mais consistente no tiebreak, como também no início do segundo set, que teve três quebras seguidas. Houve interrupção por chuva, quando o americano vencia o set por 3/2. Na volta, o americano manteve a vantagem e selou a classificação.
Chuva – Depois de atrasar os últimos jogos do qualifying no domingo para esta segunda-feira, a chuva voltou a prejudicar a programação do Banana Bowl em São José dos Campos. Alguns jogos de 18 anos masculino, 14 anos masculino e 16 anos feminino foram cancelados e devem ser realizados nesta terça-feira, que tem a programação a partir das 8h30.
Daniela Giuntini/Rubens Lisboa