Torneio será disputado de 12 a 20 de março na ALJ e na Sogipa
Porto Alegre/RS – A ucraniana Dayana Yastremska, de 15 anos, está na lista das principais candidatas ao título feminino dos 18 anos do 33º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú. De acordo com a lista dos inscritos para o torneio divulgada nesta segunda-feira pela ITF (sigla em inglês para Federação Internacional de Tênis), Yastremska será a terceira cabeça de chave, atrás das americanas Usue Maitane Arconada, atual campeã e primeira na lista, e Kayla Day, segunda.
A jovem ucraniana surpreendeu no domingo passado ao conquistar seu primeiro título profissional, vencendo a francesa Alizé Lim por duplo 6/4 na final do ITF Campinas, torneio com premiação total de US$ 25 mil. Yastremska venceu oito partidas consecutivas, sendo três pelo qualifying e cinco pela chave principal, para sagrar-se campeã. No circuito mundial júnior, é a atual 19ª colocada. No torneio juvenil do Aberto da Austrália deste ano, chegou às quartas de final na simples e foi vice-campeã nas duplas, ao lado de sua compatriota Anastasia Zarytska.
BRASIL – Três são as brasileiras que entraram diretamente na chave principal dos 18 anos femininos. São elas Thaisa Pedretti, Marcelle Cirino e Giovanna Caputo. Na briga pelo título masculino dos 18 anos, estarão os brasileiros Gabriel Decamps, Lucas Koelle e Felipe Meligeni Alves. Os principais favoritos ao título entre os garotos são o americano Ulises Blanch, o japonês Yosuke Watanuki e os argentinos Manuel Pena Lopes e Genaro Olivieri.
DATAS – O 33º Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre será disputado no período de 12 a 20 de março. Os jogos da categoria dos 18 anos, que contam pontos para o ranking mundial serão realizados na Associação Leopoldina Juvenil. As partidas dos 16 anos e dos 14 anos, que pontuam no circuito sul-americano, e dos 12 anos, que somam para o ranking brasileiro, ocorrerão na Sogipa. E a garotada do Tennis Kids, dos oito aos 11 anos, entrará em quadra, na ALJ, de 18 a 20 de março.
PRÉ-QUALI – O pré-quali será disputado nas categorias dos 14 anos, 16 anos e 18 anos, masculinas e femininas, e está programado para o período de 9 a 11 de março, na Associação Leopoldina Juvenil e da Sogipa. Os campeões dos 14 anos e dos 16 anos masculinos ganharão uma vaga na chave principal das respectivas categorias. Os vice-campeões dos 14 anos e dos 16 anos masculinos conquistarão uma vaga no quali. Já os campeões dos 18 anos masculinos, 14 anos, 16 anos e 18 anos femininos disputarão o quali de suas categorias.
O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Panvel, Zenvia, Estácio e Net. A organização e a realização são da ALDEeA; e a consultoria técnica, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).
Cláudia Coutinho