Thiago Moneiro (Lacoste/Estácio/Hidracor/Correios/Babolat/Fundação Beto Studart/Oi/Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro), 236º colocado e sensação do país após as disputas do Rio Open e Brasil Open, principais competições do Brasil, estreou com o pé direito, nesta terça-feira, no torneio challenger de Santiago, no Chile, evento jogado sobre o piso de saibro com premiação de US$ 50 mil mais hospedagem.
O cearense de Fortaleza que treina na Tennis Route, no Rio de Janeiro, derrotou o Hans Podplinik Castillo, 196º colocado, por 2 sets a 0 com parciais de 6/2 7/6 (7/1) e vai enfrentar nas oitavas de final o argentino Facundo Arguello, 141º e sexto cabeça de chave. Os dois se enfrentaram duas vezes. Arguello venceu em Porto Alegre (RS) ano passado e o brasileiro levou a melhor no challenger do Rio de Janeiro no começo deste ano: “Fou uma boa estreia, me adaptei bem às condições mais rápidas com quadra seca, joguei bem. O Arguello é um cara sólido, jogo bem difícil, mas vamos buscar mais a vitória”, avaliou Thiago que joga nesta quarta-feira por vaga nas quartas de final.
Thiago estreou com vitória também nas duplas ao lado do espanhol Ruben Hidalgo. Os dois bateram Christian Lindell e José Pereira por 7/6 (7/1) 6/1 e esperam por rivais que saem do jogo entre os italianos Alessandro Giannessi e Gianlusa Naso e a dupla do chileno Gonzalo Lama e do argentino Nicolas Kicker.
Thiago Wild avança no Banana Bowl – Thiago Wild (Oi/Seelj) , 239º colocado do ranking juvenil e sétimo melhor do país, atleta da equipe Tennis Route, derrotou o americano Brian Cernoch por 4/6 7/6 (7/5) 6/3 e encara o alemão Nicola Kuhn, 52º do mundo e nono cabeça de chave, na segunda rodada do Banana Bowl, torneio mais tradicional do país com pontuação Grau 1 pro ranking mundial de 18 anos.
Wild tem apenas 15 anos, foi campeão do BNP Paribas Cup na categoria 14 anos com final em Roland Garros, uma das maiores competições dos 14 anos em 2014, ano em que levou o Brasil ao quarto lugar no Mundial.
Fabrizio Gallas