
Brasileiros venceram estreia em simples e duplas. Maria Menezes e Mateus Alves avançam nas chaves de 14 e 16 anos em São José dos Campos
São José dos Campos (SP) – O tênis brasileiro tem dois representantes nas oitavas de final da categoria 18 anos masculino do 46º Banana Bowl – Troféu Alcides Procopio.
Os paulistas Gabriel Décamps e Lucas Koelle estrearam com vitória nesta quarta-feira no torneio ITF G1, disputado na Associação Esportiva São José/Clube de Campo Santa Rita em São José dos Campos, que nesta quinta-feira recebe os jogos a partir das 8h30.
Décamps ficou por quase três horas em quadra e no início teve dificuldades para pontuar no serviço do americano Patrick Kypson. A partir do segundo set, o paulista pôde equilibrar as ações e vencia por 1/6 6/3 6/5, quando o adversário precisou abandonar sentindo cãibras. “Não é a melhor forma de se ganhar um jogo, principalmente depois de quase três horas lutando. Fico contente pela vitória, mas triste por ele”. Sétimo favorito, Décamps enfrenta o americano Vasil Kirkov. “Vai ser jogo duro, espero corrigir meus erros porque fiz bastante e que eu consiga jogar bem”.
Koelle foi firme no saque para marcar 6/3 6/4 no americano vindo do quali Robert Loeb. “Já havia jogado com ele na Costa Rica no começo do ano e vencido, o que dá confiança, mas também uma obrigação de tentar ganhar de novo”, disse o paulista de 17 anos e cabeça 13 que enfrenta o argentino Sebastian Baez.
O paranaense Thiago Wild se despediu na segunda rodada ao sofrer duplo 6/1 do alemão que treina na Espanha Nicola Kuhn. Também foi eliminado o paulista de 17 anos Gabriel Bugiga, que sofreu 6/4 6/0 do cabeça 3, o japonês Toru Horie.
Favoritos avançam – Principal favorito, o japonês Yosuke Watanuki marcou duplo 6/4 no porto-riquenho Sebastian Arcila e agora enfrenta o alemão Valentin Guenther. Já o cabeça 2, o americano Ulysses Blanch fez 7/6(4) 6/2 no alemão Marvin Moeller e enfrenta o chileno Matias Soto.
Mateus Alves vence nos 16 anos – Atual campeão da categoria 14 anos masculino, Mateus Alves busca repetir o feito agora nos 16 anos. O paulista garantiu seu lugar nas oitavas de final ao derrotar Ishwara Pola, que veio do quali, por 6/3 7/5 e agora enfrenta Mateo Reyes. Entre outros confrontos de oitavas, a serem disputados na quinta-feira, destaque para o cabeça 1 João Lucas Reis que enfrenta o chileno Garizon Abarzua. Também já estão marcadas as partidas de Matheus Pucinelli contra Igor Gimenez e de Luiz Eduardo Santos diante do argentino Boruch Skierkier.
Maria e Nalanda nas quartas dos 14 – A baiana Maria Menezes e a goiana Nalanda Silva serão as representantes brasileiras nas quartas de final da categoria 14 anos feminino. Favorita, Maria Menezes passou pela peruana Valeria Vinces, com 6/1 6/2, e enfrenta a sexta favorita colombiana Jessica Plazas. Já Nalanda Silva segue sem perder games e anotou duplo 6/0, desta vez contra a peruana Valeria Castro. Ela enfrenta agora a boliviana Isabella Ciancaglini.
Nos 14 anos masculino, o argentino Santiago De La Fuente venceu João Victor Loureiro por 6/0 6/1 para garantir vaga nas oitavas. Ele enfrenta Bruno Cardoso de Oliveira. Também avançou o baiano Natan Rodrigues, que vem de título no Paraguai. Ele venceu Marcelo Romboli Filho por 6/0 6/2 e enfrentará o uruguaio Juan Martin Fumeaux.
Daniela Giuntini/Rubens Lisboa