As chaves principais, dos 12 anos aos 18 anos, serão disputadas a partir de segunda-feira
Porto Alegre/RS – Jogos do qualifying nas categorias dos 14 anos aos 18 anos marcam o início do 33º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú, neste sábado, 12 de março. As partidas dos 18 anos, masculinos e femininos, serão disputadas na Associação Leopoldina Juvenil. As disputas dos 14 anos e dos 16 anos, também masculinos e femininos, ocorrerão na Sogipa. As chaves e a programação serão definidas mais tarde. A entrada é franca nos dois clubes.
As chaves principais do Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre serão disputadas a partir de segunda-feira, 14 de março. Nos 18 anos masculinos, o americano Ulises Blanch, o japonês Yosuke Watanuki e os argentinos Manuel Pena Lopez e Genaro Olivieri são os principais candidatos ao título. Gabriel Decamps, Lucas Koelle e Felipe Meligeni Alves são os brasileiros que entraram diretamente na chave. Entre as garotas, as americanas Usue Arconada e Amanda Anisimova, a ucraniana Dayana Yastremska e a japonesa Mai Hontama estão entre as favoritas. Thaisa Pedretti, Marcelle Cirino e Giovanna Caputo são as brasileiras já garantidas na chave principal.
As finais do Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre estão programadas para o fim de semana dos dias 19 e 20 de março. O torneio está classificado entre os nove mais importantes do circuito mundial juvenil, figurando ao lado dos quatro Grand Slam – Austrália, Roland Garros (França), Wimbledon (Inglaterra) e Estados Unidos. Os outros quatro são Aberto da Itália, Osaka Cup (Japão), Aberto Mexicano e Orange Bowl (Estados Unidos).
PRÉ-QUALI – Tenistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo comemoraram na sexta-feira a conquista do torneio pré-qualificatório do Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre. Com a volta do sol, os jogos das rodadas semifinais e finais foram disputados nas quadras abertas da Associação Leopoldina Juvenil e da Sogipa. Com as vitórias, o catarinense Gustavo Kerber conquistou vaga na chave principal dos 16 anos e o gaúcho Lucius Soller (RS) ganhou convite para a principal dos 14 anos. Já o pernambucano Luiz Maia, nos 16 anos, e o gaúcho Guilherme Bier, nos 14 anos, disputarão o quali de suas respectivas categorias. Além deles, os vencedores do pré-quali o paulista Gabriel Silva, nos 18 anos masculinos, a catarinense Gabriela Azambuja, nos 18 femininos, a gaúcha Gabriela Herwig, nos 16 anos, e a gaúcha Sophia Xavier, nos 14 anos, receberam wild card para o quali de suas categorias.
Resultados finais do Pré-Quali
18 anos masculinos – Gabriel Silva (SP) d. Rafael Tosetto (SP) 6/3 6/2
18 anos femininos – Gabriela Azambuja (SC) d. Letícia Lunge (RS) 6/1 6/3
16 anos masculinos – Gustavo Kerber (SC) d. Luís Maia (PE) 6/2 7/6 (4)
16 anos femininos – Gabriela Herwig (RS) d. Livia Silva (RS) 6/3 6/1
14 anos masculinos – Lucius Soller (RS) d. Guilherme Bier (RS) 3/6 7/5 13/11
14 anos femininos – Sophia Xavier (RS) d. Isadora Machado (RS) 6/4 6/1
O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Panvel, Zenvia, Estácio e Net. A organização e a realização são da ALDEeA; e a consultoria técnica, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).
Cláudia Coutinho