Thiago Monteiro (Lacoste/Estácio/Hidracor/Correios/Babolat/Fundação Beto Studart/Oi/Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro), 236º colocado e sensação do país após as disputas do Rio Open e Brasil Open, principais competições do Brasil, se garantiu, nesta sexta-feira, na fase semifinal do torneio challenger de Santiago, no Chile, evento jogado sobre o piso de saibro com premiação de US$ 50 mil mais hospedagem.
O cearense de Fortaleza que treina na Tennis Route, no Rio de Janeiro, derrotou o argentino Juan Ignacio Londero, 283º colocado e algoz do segundo favorito, o espanhol Roberto Baena, 107º, por 7/6 (7/2) 6/2: “Hoje foi mais um jogo complicado, estava bem rápida a quadra e o primeiro set foi decidido nos detalhes com os dois sacando bem. Me mantive tranquilo, aproveitando os momentos certos de ser agressivo e deu certo. No segundo set consegui devolver um pouco melhor e me mantive agressivo nas devoluções”, disse Thiago que enfrenta neste sábado Rogério Dutra Silva, 114º e número dois do país, ainda sem horário definido.
“Fico muito feliz com minha evolução no jogo e me sinto preparado para encarar o Rogerinho, mais um jogo difícil contra um cara bem competitivo que está jogando muito bem na semana. Espero manter meu alto nível e aproveitar as oportunidades para buscar minha primeira final de challenger”, apontou o tenista quebateu Rogerinho este ano no saibro de Mendoza, na Argentina, em janeiro, e joga apenas sua segunda semi de challenger repetindo o torneio de igual categoria na capital carioca em janeiro.
Thiago, que subiu 102 posições em três semanas onde brilhou em dois ATPs no Brasil, já fica bem perto do grupo dos 200 melhores. Se garantir vaga na final terá a vaga no grupo.
Semi também nas duplas – Thiago jogará no fim da noite desta sexta-feira por uma vaga na final de duplas ao lado do espanhol Ruben Hidalgo. Eles encaram os argentinos Facundo Bagnis e Máximo Gonzalez, dupla cabeça de chave 2. O jogo deve acontecer por volta das 21h.
Fabrizio Gallas