Jogos das chaves principais dos 18 anos começam às 9 horas na Associação Leopoldina Juvenil
Porto Alegre/RS – Gabriel Decamps e Thaísa Pedretti, os brasileiros classificados entre os cabeças de chave dos 18 anos, estreiam nesta segunda-feira (14) no 33º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú. Thaísa, 15ª na lista das favoritas, faz a primeira partida da quadra 1 da Associação Leopoldina Juvenil, às 9 horas, diante da equatoriana Rafaella Baquerizo. Decamps, oitavo entre os favoritos, enfrenta o israelense Omer Hefez, saído do qualifying, em jogo programado para não antes das 14 horas também na principal quadra do clube do Moinhos de Vento.
Na disputa pelo título masculino dos 18 anos, outros dois brasileiros que entraram diretamente na chave, Felipe Meligeni Alves e Lucas Koelle, também jogam nesta segunda. Felipe pega o americano Robert Loeb, que vem motivado por duas vitórias no quali, enquanto Lucas joga contra o paraguaio Bruno Britez.
Entre os atletas estrangeiros, as atenções da rodada de abertura se voltam para a ucraniana Davana Yastremska, de 16 anos e que recentemente conquistou seu primeiro título profissional, ao vencer o ITF Campinas. Segunda cabeça de chave, Yastremska enfrenta a americana Jada Robinson.
RODADA – A programação dos 18 anos do Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre, para esta segunda-feira, prevê a disputa de 32 partidas em seis quadras da Associação Leopoldina Juvenil. A rodada se inicia às 9 horas. A entrada é franca.
QUALI 18 ANOS – João Ferreira foi o único brasileiro a passar pelo qualifying e garantir vaga na chave principal dos 18 anos masculinos do Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre. Na rodada decisiva, disputada no domingo (13), João ganhou do também brasileiro Rafael Tosetto por 6/4 e 6/1. Na chave principal, terá pela frente um jogo difícil: enfrentará o cabeça de chave número 2, o americano Ulises Blanch, em jogo ainda não programado. Os outros atletas que passaram pelo quali são os americanos Brian Cernoch e Robert Loeb, os argentinos Ignacio Monzon, Leonardo Sprovieri e Sebastian Baez, o israelense Omer Hefez e o letão Artur Kulibaba.
Resultados de domingo – Rodada decisiva – Qualifying
18 anos femininos
Camila Recalde (PAR/1) d. Giovanna Mendez de Carvalho (BRA) 6/0 6/1
Rafaela Rodrigues dos Santos (BRA/2) d. Gabriela Azambuja (BRA) 6/4 7/6 (5)
Azul Pedemonti (ARG/3) d. Heloísa Adams (BRA) 6/0 6/1
Andressa Gomes (BRA/9) d. Kelly Araujo (GRB/7) 6/1 6/2
Ana Luiza Cruz (BRA/4) d. Isadora Rinaudo (BRA) 6/1 6/0
Lea Ma (USA) d. Kathleen Percebona (BRA/5) 6/0 6/0
Mariana Borges (BRA/6) d. Isadora Pizzato (BRA) 6/4 6/3
Letícia Lunge (BRA/10) d. Raissa Wagner (BRA/8) 6/3 6/4
18 anos masculinos
João Ferreira (BRA) d. Rafael Tosetto (BRA) 6/4 6/1
Ignacio Monzon (ARG/2) d. Eduardo Ribeiro (BRA) 6/4 7/5
Robert Loeb (USA/3) d. Diego Finkelstein (BRA/10) 6/2 6/1
Brian Cernoch (USA/4) d. Guilherme Coco (BRA/13) 7/5 6/2
Sebastian Baez (ARG/5) d. Gabriel Bugiga (BRA/14) 3/6 6/4 6/2
Omer Hefez (ISR/12) d. Jonas Suzuki (BRA) 3/6 7/5 7/6 (3)
Leonardo Sprovieri (ARG/16) d. João Vitor Ceolin (BRA) 6/4 7/5
Artur Kulibaba (LAT/15) d. Henrique Osorio (BRA/8) 6/3 2/6 6/3
O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Panvel, Zenvia, Estácio e Net. A organização e a realização são da ALDEeA; e a consultoria técnica, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).
Claudia Coutinho