Primeira rodada da categoria definiu os adversários dos melhores ranqueados
Porto Alegre/RS – Alguns dos melhores tenistas da América Latina de até 16 anos jogam nesta terça-feira (15) no 33º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú. Os favoritos nas categorias 14 anos e 16 anos estreiam na segunda rodada do torneio. Na segunda-feira (14), foram definidos os adversários dos melhores ranqueados, com a realização da rodada de abertura nas quadras da Sogipa.
Na categoria masculina dos 16 anos, o dia foi de resultados positivos para os tenistas estrangeiros. O uruguaio Emiliano Troche venceu o brasileiro Luiz Maia com parciais de 7/6 (6) e 6/3. Na segunda rodada, enfrentará o brasileiro Lucas Reis, favorito ao título. O venezuelano Jesus Darias passou pelo brasileiro Felipe Ferreira também em jogo de dois sets, 6/3 e 6/4. Seu adversário será outro brasileiro, o cabeça de chave número 12, Mateo Reyes.
Entre os brasileiros que venceram na segunda-feira está o paulista Gabriel Danelon. Saído do qualifying, ele derrotou o compatriota Gustavo Kerber com parciais de 6/4 e 7/6 (5). “Estou com ótimo ritmo, vindo de três vitórias no quali. Agora é ter calma porque o nível aumenta muito a cada rodada, e eu jogarei com atletas mais experientes”, comenta o tenista de 14 anos. Sua próxima partida será contra o equatoriano Omar Maldonado Rodriguez, cabeça de chave número 12.
14 ANOS – No masculino dos 14 anos, chegam à segunda fase tenistas de países como Brasil, Colômbia, Argentina e Venezuela. A partir de amanhã os oito vencedores das 16 partidas realizadas na segunda-feira pela categoria se juntam aos oito melhores ranqueados na segunda fase. Entre os confrontos definidos, está o do brasileiro Gustavo Schwebel, que venceu o compatriota Roberto Cotrim em dois sets, parciais de 6/4 e 7/6 (3). Schwebel terá um adversário duro pela frente na segunda rodada, o argentino Santiago de La Fuente, favorito ao título.
Quem também garantiu a classificação foi o colombiano Martin Echeverry. Em um confronto de estrangeiros, ele venceu o uruguaio Kenji Takata com um duplo 6/1. “O placar não mostra a dificuldade que foi a partida. Ele fez um bom jogo, mas felizmente eu consegui jogar bem e fui encontrando os pontos”, comenta o tenista colombiano, que na próxima rodada enfrenta o venezuelano Francisco Lamas Villarroel, 10º pré-classificado.
O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Panvel, Zenvia, Estácio e Net. A organização e a realização são da ALDEeA; e a consultoria técnica, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).
Cláudia Coutinho