Apenas dois cabeças de chave foram eliminados na segunda do torneio
Porto Alegre/RS – A segunda rodada da categoria 14 anos do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú, foi marcada pela superioridade dos tenistas mais bem ranqueados. Nos 20 jogos realizados nas quadras da Sogipa, na terça-feira (15), em todos havia um cabeça de chave em quadra. Apenas em dois deles, o favorito foi desclassificado no torneio.
Na competição masculina, apenas o brasileiro Breno Marques conseguiu fazer frente a um favorito. Ele venceu o argentino Josué Mamani, sexto pré-classificado, em um jogo muito disputado e decidido no terceiro set. Ao final, vitória do brasileiro, que contou com o apoio da torcida para vencer por 7/5, 5/7 e 6/4. Outro brasileiro que também foi bem foi Natan Rodrigues. O segundo cabeça de chave confirmou seu favoritismo e venceu o compatriota Matheus Ramos em sets diretos, com parciais de 6/2 e 6/0.
Outro classificado foi o equatoriano Juan Zabala. Quinto na lista dos favoritos, ele derrotou o brasileiro João Loureiro para chegar à terceira rodada. “Foi um jogo muito complicado. Ele começou bem e abriu três games. Eu melhorei ao longo da partida e consegui virar o primeiro set. No segundo set, eu já estava jogando bem, consegui me impor para fechar o jogo”, afirmou o equatoriano, que agora enfrentará o venezuelano Francisco Lamas.
FEMININO – A única tenista a conseguir vencer uma das favoritas no feminino foi a brasileira Ana Rodrigues. Ela derrotou a compatriota Nalanda Silva, sétima pré-classificada, em três sets, parciais de 6/3, 1/6 e 7/6 (1). “Eu sabia que seria um jogo muito difícil. Ela vem de uma final, mas eu consegui começar muito bem e abrir um set. O terceiro set foi muito disputado”, comentou a tenista.
Cabeça de chave número 6, a colombiana Jessica Plazas não deu chance para a brasileira Livia Cavalcanti. Jogando com intensidade, ela venceu com duplo 6/1. “Foi um jogo muito parelho, apesar do resultado. Consegui me impor muito bem, fazendo aquilo que eu venho fazendo nos treinos. Esse é um torneio de alto nível mas meu objetivo é ganhar”, ressaltou a colombiana.
O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Panvel, Zenvia, Estácio, Net e Schin. A organização e a realização são da ALDEeA; e a consultoria técnica, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).
Cláudia Coutinho