Cearense de 21 anos derrota Velotti e encara equatoriano Gomez não antes de 19h no Clube Paineiras
Um dos destaques do tênis brasileiro em 2016, Thiago Monteiro estreou com vitória em sets diretos no São Paulo Challenger de Tênis, apresentado por Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O cearense de 21 anos passou pelo argentino Agustin Velotti com parciais de 6/3 e 7/5 na noite desta terça-feira, no Clube Paineiras do Morumby.
Monteiro volta às quadras do Paineiras nesta quarta-feira, para enfrentar o equatoriano Emilio Gomez, não antes de 19h. A rodada começa às 11h30, horário em que o qualifier Ricardo Hocevar disputa o jogo de primeira rodada contra o argentino Marcelo Arevalo. Carlos Severino duela com o chileno Gonzalo Lama, já pela segunda fase, não antes de 16h30.
A partida contra Velotti foi o retorno de Monteiro ao Brasil após duas campanhas impressionantes nos ATPs brasileiros: uma vitória sobre o top 10 Jo-Wilfried Tsonga no Rio Open e quartas de final no Brasil Open, na capital paulista.
“Foi um jogo bem duro. Aproveitei muito bem as chances que tive, fui bem mais sólido do que vinha jogando, principalmente nas devoluções, consegui entrar bastante nelas. Conquistei algumas quebras no saque dele. Não saquei tão bem no primeiro set, mas segurei bem no fundo, joguei de forma agressiva e obtive a vitória, que foi bem difícil”, afirmou Monteiro, que chegou a sacar para o jogo em 5/4, mas encerrou o duelo apenas no 12º game do set.
Zé Pereira derrota Meligeni Alves e encara Coria
O pernambucano José Pereira também está classificado para a segunda rodada, após derrotar Felipe Meligeni Alves por 6/2 e 6/3. “O Felipe vinha jogando bem no juvenil e saca muito bem. Foi difícil jogar os pontos no serviço dele. Tive que ficar atento e aproveitar as chances de quebra. A atitude foi boa, mas tenho que melhorar para a próxima partida”, comentou Pereira, irmão da número 1 do país, Teliana Pereira.
O adversário de Pereira na segunda rodada será o argentino Federico Coria, irmão de Guillermo Coria, vice-campeão de Roland Garros em 2004. “É um jogador inteligente, bem sólido da base. Será um jogo mental e terei que formar uma boa estratégia para poder avançar”, avaliou o pernambucano.
Coria conquistou a vaga no confronto da segunda fase após vencer o primeiro set diante de Guilherme Clezar, por 6/3. O gaúcho sentiu novamente uma lesão no músculo adutor e abandonou o jogo após a primeira parcial. Nascido no Rio, o sueco Christian Lindell também está garantido na próxima rodada, após superar o qualifier João Pedro Sorgi, por 6/1 e 6/2.
Resultados de terça-feira 19/4:
[2]João Souza (BRA) v. [Q]Alexandre Tsuchiya (BRA), 6/2 6/0
Maximiliano Estevez (ARG) v. Juan Ignacio Galarza (ARG), 7/6(4) 6/3
Marcelo Zormann (BRA) v. [WC]Wilson Leite (BRA), 6/3 6/4
Caio Zampieri (BRA) v. [Q]André Miele (BRA), 7/6(6) 6/7(1) 6/2
Ernesto Escobedo (EUA) v. Facundo Mena (ARG), 6/3 6/1
José Pereira (BRA) v. Felipe Meligeni Alves (BRA), 6/2 6/3
Federico Coria (ARG) v. [3]Guilherme Clezar (BRA), 6/3 des.
[7]Christian Lindell (SWE) v. João Pedro Sorgi (BRA), 6/1 6/2
[4]Thiago Monteiro (BRA) v. Agustin Velotti (ARG), 6/3 7/5
Programação de quarta-feira 20/4:
Quadra Central – 11h30
[6] M. Arevalo (ESA) vs [Q] R. Hocevar (BRA)
[3] F. Neis (BRA) / C. Zampieri (BRA) vs [WC] R. Camilo (BRA) / E. Russi Assumpcao (BRA)
J. Pereira (BRA) / A. Tsuchiya (BRA) vs [2] A. Ghem (BRA) / J. Souza (BRA)
Não antes de 16h30
C. Severino (BRA) vs [5] G. Lama (CHI)
Não antes de 19h
[4] T. Monteiro (BRA) vs E. Gomez (ECU)
Quadra 1 – 11h30
J. Londero (ARG) vs G. Escobar (ECU)
M. Bortolotti (ITA) vs [8] M. Estevez (ARG)
Não antes das 17h
Depois de descanso – [1] M. Arevalo (ESA) / S. Galdos (PER) vs M. Estevez (ARG) / J. Londero (ARG)
Não antes de 18h30
Depois de descanso – [WC] J. Sorgi (BRA) / M. Zormann (BRA) vs [4] M. Bortolotti (ITA) / M. Kestelboim (ARG)
Lia Benthien e Sheila Vieira