Semifinais e finais das chaves de simples e duplas, tanto no masculino quanto no feminino, ocorrem neste sábado (30) no Parque Esportivo da PUCRS
No ano passado, com apenas 10 anos, o mascote virou gigante em quadra e faturou o título da categoria 12 anos da etapa Sul do Circuito de Tênis Escolar e Universitário, apresentado pelo Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Este ano, João Schorr, aluno da Escola Pindorama, de Novo Hamburgo, curte o status de cabeça-de-chave número 4 do torneio e já sonha em arrastar toda a família para Barcelona novamente — onde, no ano passado, desfrutou do prêmio reservado aos campeões de simples das quatro categorias do Circuito: duas semanas de treino de tênis e ensino de idiomas na Academia Sánchez-Casal, uma das mais prestigiadas da Europa.
Nesta sexta (29), em jogo válido pelas oitavas de final, Schorr passou por Artur Braga, do Colégio João Paulo I, de Porto Alegre, por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/2. Ainda nesta sexta, serão disputadas as quartas de final das chaves de simples masculina e feminina. As semifinais e finais ocorrem neste sábado, a partir das 8h30min, sempre no Parque Esportivo da PUCRS (Av. Ipiranga, 6690, prédio 81). A entrada para o público assistir aos jogos é gratuita.
Enquanto João duelava em quadra, a mãe coruja, Luciane Bondan Schorr, relatava a experiência que levou ela, o marido e o filho mais velho, Pedro, de 15 anos, para uma temporada na cidade espanhola.
— Ele era muito pequeno, né, tivemos de ir todos! — brincava Luciane. — Mas foi uma experiência incrível, é um ambiente muito saudável, com jovens de todo o mundo. Os treinos são bem puxados, mas bem puxados mesmo, e o João fez tudo com muita disciplina. O tênis dele melhorou visivelmente, com a conquista de um campeonato e indo longe em vários outros na volta.
Entre um gole e outro de água, recobrando o fôlego após a vitória, o pequeno grande João reforçava as palavras da mãe.
— Melhorei muito meu saque, o voleio, a esquerda a direita… Tudo mesmo — sorria, relembrando também as novas amizades trazidas de Barcelona. — Fiz amigos de São Paulo, do Paraná, da Bahia, e de outros países também.
Além de troféus para os campeões e vice-campeões de simples e duplas, tanto no masculino quanto no feminino, os vencedores das chaves de simples das quatro categorias do Circuito — universitária (encerrada na semana passada), 18, 14 e 12 anos — ganham uma bolsa para treinar e estudar uma língua estrangeira (inglês ou espanhol) por duas semanas, com tudo pago, na Academia Sánchez-Casal, em Barcelona, na Espanha. Um dos centros formadores de tenistas mais prestigiados do mundo, por lá já passaram nomes como Andy Murray e Grigor Dimitrov.
Inscrições — Já tradicional torneio do calendário do tênis juvenil brasileiro, em Porto Alegre a etapa este ano recebe, além de gaúchos, também atletas de Santa Catarina e do Paraná — o Circuito também está sendo disputado em São Paulo e Salvador (BA). Gratuitas, as inscrições seguem abertas para as categorias 14 e 18 anos, que serão disputadas conforme calendário abaixo, obrigatoriamente por meio do site do Circuito: www.escolaruniversitario.com.br/2016/inscricao.asp
Qualquer aluno(a) regularmente matriculado em uma instituição de ensino da rede pública ou privada pode jogar, independentemente do nível técnico de tênis. Em sua sétima edição, o objetivo central do Circuito segue o mesmo desde o início: provar que esporte e educação podem e devem caminhar juntos, ressaltando a importância de se manter a saúde do corpo com a prática de uma atividade esportiva.
Programação
Etapa do Rio Grande do Sul*:
Categoria 12 anos
Sábado, dia 30, a partir das 8h30min: semifinais e finais de simples e duplas, no masculino e no feminino.
A entrada do público para assistir aos jogos é gratuita.
Categoria 14 anos — de 4 a 7 de maio (encerramento das inscrições: 2 de maio)
Categoria 18 anos — de 11 a 14 de maio (encerramento das inscrições: 9 de maio)
Categoria universitária — encerrada
Campeões
Masculino simples: Yuri Radomsky (PUCRS — Porto Alegre-RS)
Feminino simples: Martina Yurgel (PUCRS — Porto Alegre-RS)
Masculino duplas: João Pedro Laydner e Lucas Izkovitz (UCPel — Pelotas-RS)
Feminino duplas: Maria Laura Schiefelbein (UFCSPA — Porto Alegre-RS) e Nathalia Jung (Faculdade Sogipa — Porto Alegre-RS)
Marianne Scholze