Amanda Oliveira, do Colégio São João Batista, e Gustavo Tedesco, da Escola Adventista, sagraram-se campeões e conquistaram prêmio de viagem à Espanha
Eles vieram de Caxias do Sul para dominar e vencer as chaves de simples, no masculino e no feminino, da categoria 12 anos da etapa Sul do Circuito Escolar e Universitário de Tênis, apresentado pelo Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
Neste sábado (dia 30), nas quadras do Parque Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre, Amanda Oliveira, do Colégio São João Batista, e Gustavo Tedesco, da Escola Adventista, sagraram-se campeões de simples no feminino e no masculino, respectivamente. Ambos faturaram, além do troféu do torneio, um dos prêmios mais cobiçados no tênis juvenil brasileiro: uma bolsa para treinar e estudar uma língua estrangeira (inglês ou espanhol) por duas semanas, com tudo pago, na Academia Sánchez-Casal, em Barcelona, na Espanha — um dos centros formadores de tenistas mais prestigiados do mundo.
Feminino — Ela é pequenininha, mas não tem para ninguém na quadra quando do outro lado da rede está o pequeno furacão chamado Amanda Oliveira. Cabeça de chave número 1 do Circuito e segunda colocada no ranking da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Amandinha derrotou na final Juliana Sperb (Colégio Santa Maria — Curitiba-PR) por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/0. Se ela já chegou a Porto Alegre achando que iria ganhar?
— Não, a gente precisa jogar primeiro, né? E não existe jogo fácil no tênis — conta, tranquila, a aluna do sexto ano do Ensino Fundamental, que diz levar com tranquilidade a dupla escola/esporte. — A gente acaba perdendo algumas provas ou trabalhos quando viaja para os torneios, mas o colégio é parceiro e nos ajuda a recuperar depois.
Com apenas 11 anos, Amanda já avisa que vai sozinha para as duas semanas de treino em Barcelona: nada de pai ou mãe junto.
— Mas eu sei me comportar bem, já fui sem eles para Bolívia e Peru para jogar, não dá nem tempo de sentir muita saudade — conta a campeã.
Masculino — Antes da final feminina, outro caxiense já havia erguido a taça na PUCRS. Na final masculina da categoria 12 anos, Gustavo Tedesco confirmou o favoritsmo de cabeça de chave número 2 do torneio e venceu Ricardo Starosta (Colégio Israelita — Porto Alegre-RS) na final por 2 sets a 0, com duplo 6/1.
— Meu sonho é ser profissional, estou muito feliz de poder ir treinar em Barcelona — celebrou o campeão, que diz jogar tênis “desde que nasceu”. — Meu pai é professor de tênis, então desde bem pequeno eu já brincava com as bolinhas. Até jogo futebol também, mas mais como diversão.
Aos 11 anos, o aluno do sexto ano do Ensino Fundamental também conta com o apoio da escola para conseguir jogar e manter o estudo em dia. E, principalmente, conta com a parceria com o pai para avançar nas quadras.
— Ele é meu técnico, então vai viajar comigo, vai ser muito legal — finaliza o campeão.
Inscrições — Já tradicional torneio do calendário do tênis juvenil brasileiro, em Porto Alegre a etapa este ano recebe, além de gaúchos, também atletas de Santa Catarina e do Paraná — o Circuito também está sendo disputado em São Paulo e Salvador (BA). Gratuitas, as inscrições seguem abertas para as categorias 14 e 18 anos, que serão disputadas conforme calendário abaixo, obrigatoriamente por meio do site do Circuito.
Qualquer aluno(a) regularmente matriculado em uma instituição de ensino da rede pública ou privada pode jogar, independentemente do nível técnico de tênis. Em sua sétima edição, o objetivo central do Circuito segue o mesmo desde o início: provar que esporte e educação podem e devem caminhar juntos, ressaltando a importância de se manter a saúde do corpo com a prática de uma atividade esportiva.
Programação
Etapa do Rio Grande do Sul*:
Categoria 14 anos — de 4 a 7 de maio (encerramento das inscrições: 2 de maio)
Categoria 18 anos — de 11 a 14 de maio (encerramento das inscrições: 9 de maio)
Categoria universitária — encerrada
Campeões
Masculino simples: Yuri Radomsky (PUCRS — Porto Alegre-RS)
Feminino simples: Martina Yurgel (PUCRS — Porto Alegre-RS)
Masculino duplas: João Pedro Laydner e Lucas Izkovitz (UCPel — Pelotas-RS)
Feminino duplas: Maria Laura Schiefelbein (UFCSPA — Porto Alegre-RS) e Nathalia Jung (Faculdade Sogipa — Porto Alegre-RS)
Categoria 12 anos — encerrada
Campeões
Masculino simples: Gustavo Tedesco (Escola Adventista — Caxias do Sul-RS)
Feminino simples: Amanda Oliveira (Colégio São João Batista —Caxias do Sul-RS)
Marianne Scholze