Equipes da categoria 14 anos estreiam nesta segunda-feira no Sul-Americano em Assunção
São Paulo (SP) – O Time Correios Brasil encerrou neste sábado a campanha no Campeonato Sul-Americano de 16 anos, Copa Davis Junior e Fed Cup Junior, nas quadras do Novo Rio Country Club, no Rio de Janeiro, com o vice-campeonato masculino e o quinto lugar no feminino.
A equipe masculina do Brasil ficou com o vice-campeonato ao perder para a Argentina por 2 a 1 no confronto final. Com vitória diante da Colômbia, o Chile foi o terceiro e também se classificou para o Mundial, que acontece entre os dias 27 de setembro e 2 de outubro em Budapeste, na Hungria. Os chilenos não se garantiam no Mundial desde 2011.
No feminino, o Brasil derrotou a Venezuela por 2 a 1 e terminou em quinto lugar. O título ficou com a Argentina, que venceu o Peru também por 2 a 1. Na disputa do terceiro lugar, o Uruguai superou a Colômbia e se classificou para o Mundial. As uruguaias não disputavam o Mundial de 16 anos, a Fed Cup Junior, desde 2003. Esta será a quinta participação do Uruguai na história da competição.
No torneio masculino, o pernambucano João Lucas Reis foi derrotado na primeira partida de simples por Thiago Tirante, com parciais de 6/0 6/2. “Faltou um pouquinho de calma, eu me pressionei bastante por ser final e contra a Argentina aqui no Brasil”, afirmou João Lucas.
O paranaense Thiago Wild chegou a ter dois match points na segunda partida, mas não conseguiu fechar e sentiu cãibras, tendo de se retirar a partida contra Sebastian Baez quando o argentino tinha 3/6 7/6(4) 3/0. “No match point eu joguei bem, ele teve um pouco de sorte, botou a bola na linha e nosso principal objetivo que era a classificação para o Mundial a gente conseguiu, mas sair com o título ficou para a próxima. Me deu cãibras nas duas pernas, eu não conseguia mais caminhar, me deu cãibra generalizada”, afirmou Wild.
Com o confronto já definido a favor dos argentinos, Mateus Alves e João Lucas Reis venceram a partida de duplas contra Baruch Skierkier e Thiago Tirante por 6/3 6/1.
“Os meninos ao longo da semana conseguiram produzir um bom nível de tênis e infelizmente eles não conseguiram manter o mesmo padrão de atuação em relação aos outros jogos e o adversário também nos causava um pouquinho mais de desconforto, os dois meninos da Argentina jogaram um excelente nível de tênis e infelizmente não deu. A gente vai se preparar agora no período que tem para chegar bem lá no Mundial”, avaliou o capitão Luiz Peniza.
No feminino, a paulista Ana Luiza Cruz foi derrotada por Raquel Amaro, com 6/0 6/3. A mineira Marina Figueiredo igualou o confronto ao derrotar Ana Gabriela Castillo por 6/1 6/4. Nas duplas, Marina Figueiredo e Laura Wayerbacher venceram Amaro e Castillo por duplo 6/3.
Presidente da Federação de Tênis do Rio de Janeiro (FTERJ), Renato Cito esteve acompanhado do diretor técnico Alexandre Katz nas finais do Sul-Americano no Novo Rio Country Club e aprovou a realização do torneio, além de destacar a importância para o tênis do Rio de Janeiro.
“Sem dúvida nenhuma, o pessoal do Rio que teve a oportunidade de conviver com isso daí, vai levar para a sua bagagem uma bela experiência que vai fazer com que eles melhorem e queiram chegar lá. Foi superpositivo e bacana, sei que o menino e a menina do Rio indicados como convidados da CBT para ficar junto com a equipe treinando, os pais já tive a oportunidade de falar e elogiaram, que foi uma tremenda experiência”, afirmou Renato Cito.
O Time Correios Brasil no Rio de Janeiro é formado pelos tenistas João Lucas Reis, Mateus Alves e Thiago Wild, além do capitão Luiz Peniza e o reserva Gabriel Leme no masculino, Ana Luiza Cruz, Laura Wayerbacher e Marina Figueiredo, além da capitã Fernanda Ferreira e da reserva Camilla Lago. O chefe da delegação brasileira é Paulo Moriguti.
Brasil estreia nesta segunda no Sul-Americano de 14 anos em Assunção
O Time Correios Brasil inicia nesta segunda-feira, a partir das 12h locais (13h de Brasília) a participação no Campeonato Sul-Americano da categoria 14 anos, em Assunção, no Paraguai, torneio classificatório para o ITF World Junior Tennis.
A equipe feminina do Brasil estreia contra a Bolívia pelo Grupo B, que também conta com os times de Equador, Paraguai e Venezuela, enquanto o Grupo A é formado por Peru, Argentina, Uruguai, Chile e Colômbia.
Já o time masculino brasileiro disputa seu primeiro confronto com o Peru, pelo Grupo A, que também conta com as equipes de Argentina, Paraguai e Venezuela. O Grupo B é formado por Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Uruguai.
As três primeiras equipes do masculino e do feminino se classificam para o Campeonato Mundial da categoria, o ITF World Junior Tennis, que acontece entre os dias 1 e 6 de agosto na cidade de Protejov, na República Tcheca.
O Time Correios Brasil no Sul-Americano de 14 anos é formado pelos tenistas Natan Rodrigues, Bruno Oliveira e Pedro Boscardin Dias, acompanhados pelo capitão Mario Mendonça, no masculino, e pelas jogadoras Maria Fernanda Menezes, Nalanda Silva e Ana Flávia Rodrigues, acompanhadas pelo capitão Eduardo Gordilho, no feminino.
CBT – Assessoria de imprensa