Istambul/Turquia – O argentino Diego Schwartzman é conhecido no circuito pela sua persistência, neste domingo, na decisão do ATP 250 de Istambul, ele estava em grandes dificuldades no duelo com o búlgaro Grigor Dimitrov que tinha um set de vantagem e 3/0 no segundo. Tudo indicava que o jogo estava no final, mas o guerreiro tenista argentino, não desistiu, virou o jogo, e literalmente levou o rival a loucura.
Após 2h47min de duelo, Schwartzman marcou 2 sets a 1, parciais de 6/7(5), 7/6(4) e 6/0. Este foi o primeiro título do argentino nível ATP.
O jogo
O primeiro set foi bem equilibrado, com quatro quebras de serviços para cada lado, a decisão foi para o tie-break. No desempate, Dimitrov aproveitou-se dos erros do rival e rapidamente abriu 5/1. O argentino até esboçou uma reação o búlgaro fechou em 7/6(5).
No segundo, o argentino começou com muitos erros, Dimitrov dominou e abriu 3/0, e tinha 40/15 no quarto game. A impressão que o búlgaro passou é que poderia fechar a qualquer momento, ele chegou a marcar 5/2, e viu o rival reagir. No decimo game, novamente o búlgaro teve a chance de fechar, mas ansioso, cometeu erros bizarros e a decisão foi para o tie-break. Sem confiança, Dimitrov passou a cometer cada vez mais erros, o argentino aproveitou-se do destempero do rival, foi somando pontos e fechou o set, empatando a partida.
No terceiro set, Dimitrov pareceu muito cansado, com dores musculares, ele já não tinha confiança e precisão, e entrou em processo de autodestruição, descontando nas raquetes, ele que destruiu três delas, foi penalizado, e acabou perdendo por 6/0.
No final, o argentino confessou que não tinha intenção de disputar o torneio turco, só decidiu no último instante. Para chegar a decisão, eliminou o australiano Bernard Tomic. Na rodada seguinte, precisou salvar dois match-points contra Damir Dzumhur.
Schwartzman também chegou a decisão nas duplas, mas perdeu no tie-break. Ele agora segue para o Challenger de Aix em Provence, na França. Seu adversário na estreia será o brasileiro Thiago Monteiro.
Luiz Fernandes