Jogos ocorrem nas quadras cobertas do Parque Esportivo da PUCRS, com entrada gratuita para o público; vencedores de simples ganham viagem a Barcelona
Depois de três dias repletos de jogos envolvendo quase 80 alunos-atletas de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, serão conhecidos neste sábado (dia 7) os campeões da categoria 14 anos na etapa Sul do Circuito de Tênis Escolar e Universitário 2016, apresentado pelo Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
As semifinais e finais das disputas de simples e duplas, tanto no masculino quanto no feminino, ocorrem a partir das 8h30min nas quadras cobertas do Parque Esportivo da PUCRS (Av. Ipiranga, 6690, prédio 81). A entrada para o público assistir aos jogos é gratuita.
Além de troféus para os campeões e vice-campeões de simples e duplas, masculino e feminino, os vencedores das chaves de simples das quatro categorias do Circuito — universitária (encerrada há duas semanas), 12 anos (concluída no último final de semana), 14 anos (em disputa) e 18 anos (com partidas programadas para a próxima semana) — ganham uma bolsa para treinar e estudar uma língua estrangeira (inglês ou espanhol) por duas semanas, com tudo pago, na Academia Sánchez-Casal, em Barcelona, na Espanha. Um dos centros formadores de tenistas mais prestigiados do mundo, por lá já passaram nomes como Andy Murray e Grigor Dimitrov.
Quadras lotadas — Nesta sexta-feira (dia 6), a tarde e a noite foram de quadras lotadas no complexo da PUCRS. Garotos e garotas disputaram partidas válidas pela terceira rodada e pelas quartas de final, definindo os semifinalistas que começam a decidir os títulos neste sábado.
Entre os meninos, o primeiro classificado às semifinais foi Lucius Soller (Colégio Adventista — Gravataí-RS). Cabeça de chave número 3 do torneio, Soller venceu primeiro o catarinense Rodrigo Fuckner Jr. (Colégio São Luiz — Brusque-SC) por 6/1 e 6/3. No segundo jogo do dia, válido pelas quartas de final, o aluno-atleta passou pelo quinto cabeça de chave, Miguel Kieling (Colégio Anchieta — Porto Alegre-RS), também por 2 sets a 0, com duplo 6/1.
No meio da tarde, o agito ficou por conta da visita de 27 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental do Colégio Luterano Arthur Konrath, do município de Estância Velha, localizado a cerca de 50 quilômetros de Porto Alegre. Em tour pelas instalações do Parque Esportivo da PUCRS, os pequenos ficaram surpresos e admirados ao dar de cara com o Circuito Escolar e Universitário sendo disputado no oitavo andar do prédio dedicado a práticas esportivas.
Inscrições abertas — O Circuito também está sendo disputado em São Paulo e Salvador (BA). Gratuitas, as inscrições seguem abertas para a categoria 18 anos, que será disputada na semana que vem, obrigatoriamente por meio do site do Circuito.
Qualquer aluno(a) regularmente matriculado em uma instituição de ensino da rede pública ou privada pode jogar, independentemente do nível técnico de tênis. Em sua sétima edição, o objetivo central do Circuito segue o mesmo desde o início: provar que esporte e educação podem e devem caminhar juntos, ressaltando a importância de se manter a saúde do corpo com a prática de uma atividade esportiva.
Programação
Etapa do Rio Grande do Sul:
Categoria 14 anos
Sábado, dia 7, a partir das 8h30min: semifinais e finais
Categoria 18 anos — de 11 a 14 de maio (encerramento das inscrições: 9 de maio)
Categoria universitária — encerrada
Campeões
Masculino simples: Yuri Radomsky (PUCRS — Porto Alegre-RS)
Feminino simples: Martina Yurgel (PUCRS — Porto Alegre-RS)
Masculino duplas: João Pedro Laydner e Lucas Izkovitz (UCPel — Pelotas-RS)
Feminino duplas: Maria Laura Schiefelbein (UFCSPA — Porto Alegre-RS) e Nathalia Jung (Faculdade Sogipa — Porto Alegre-RS)
Categoria 12 anos — encerrada
Campeões
Masculino simples: Gustavo Tedesco (Escola Adventista — Caxias do Sul-RS)
Feminino simples: Amanda Oliveira (Colégio São João Batista —Caxias do Sul-RS)
Masculino duplas: Arthur Reston e Felipe Coimbra (Colégio Farroupilha — Porto Alegre-RS)
Feminino duplas: Daniela Bozko (Colégio Província de São Pedro — Porto Alegre-RS) e Amanda Oliveira (Colégio São João Batista — Caxias do Sul-RS)
Marianne Scholze