Matheus Ramos e Namie Isago faturaram, além dos troféus de campeões, uma viagem
para duas semanas de treino intensivo de tênis em Barcelona, na Espanha
Porto Alegre deu sorte para dois “estrangeiros” na categoria 14 anos do Circuito de Tênis Escolar e Universitário 2016, apresentado pelo Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
Neste sábado, dia 7, no Parque Esportivo da PUCRS, o paranaense Matheus Felippe Ramos e a catarinense Namie Isago sagraram-se campeões da etapa Sul — faturando, além dos troféus, bolsa para treinar e estudar uma língua estrangeira (inglês ou espanhol) por duas semanas, com tudo pago, na Academia Sánchez-Casal, em Barcelona, na Espanha, um dos centros formadores de tenistas mais prestigiados do mundo.
Na próxima semana, o Circuito recebe a última categoria da edição 2016, com jogos dos 18 anos. A competição é aberta a qualquer aluno(a) regularmente matriculado em uma instituição de ensino da rede pública ou privada, independentemente do nível técnico de tênis. Em sua sétima edição, o objetivo central do Circuito segue o mesmo desde o início: provar que esporte e educação podem e devem caminhar juntos, ressaltando a importância de se manter a saúde do corpo com a prática de uma atividade esportiva.
Na terceira — Em um jogo disputadíssimo, o título da chave de simples masculina foi decidido no detalhe. Em uma batalha de Matheus, o paranaense Ramos precisou de seis match points patra enfim confirmar seu primeiro título no Circuito de Tênis Escolar e Universitário — em 2014 e 2015, ele havia ficado com o vice-campeonato na etapa disputada em Curitiba. Na decisão deste sábado, o aluno do Colégio Marista de Curitiba (PR) derrotou o xará Matheus Facchin (Colégio Pastor Dohms — Porto Alegre-RS) por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 7/6 (6).
Cabeça de chave número 1 do torneio, Ramos não conseguia acreditar na vitória ao final da partida. Depois de um demorado abraço no adversário junto à rede, sob os aplausos do público que presenciou um jogo cheio de emoção, garra e espírito esportivo, o campeão se deixou cair no banco da área técnica. Incrédulo, segurava o rosto nas mãos enquanto amigos e familiares invadiam a quadra para parabenizé-lo.
— Comecei o jogo muito nervoso, ansioso, afinal, já era minha terceira final. Mas, no fim, acho que minha vontade de vencer foi maior do que meu nervosismo — conseguiu desabafar Matheus Ramos, aluno do nono ano do Ensino Fundamental. — Essa vai ser uma experiência incrível para mim, nem consigo acreditar — contou, emocionado, sobre a realização do sonho de conquistar o título no Circuito.
Quase mais emocionado estava o pai, Claudio Ramos, que desde os 5 anos incentiva o filho a seguir o caminho do tênis.
— Ele queria fazer um esporte e achei importante encaminhar para o tênis. Ele aprendeu disciplina e sabe que o desempenho na escola é condição básica para seguir jogando — elogia o pai coruja, que confia no filho para seguir sozinho rumo ao sonho de treinar na Academia Sánchez Casal, em Barcelona. — Ele sabe se virar e, quando não sabe, sabe a quem recorrer.
No sorriso — Um sorriso constante no rosto denunciava toda a felicidade da catarinense Namie Isago. Pudera: a aluna da Escola Pastor Hans Muller, de Joinville, acabara de conquistar o título da chave feminina de simples na etapa Sul do Circuito.
Disputando o torneio pela primeira vez, Namie venceu na final a gaúcha Sofia Mendonça, aluna do Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, por 2 sets a 0, com duplo 6/4.
— Ela começou jogando muito bem, foi cada reta que me desequilibrou no fundo — elogiou a campeã a respeito da vice. — Mas eu já vim a Porto Alegre muito confiante e empolgada, por ser a primeira vez que disputava o Circuito, já que não havia etapa em Santa Catarina e esse ano pude jogar aqui.
Aluna do oitavo ano do Ensino Fundamental, Namie conta com a ajuda dos professores e o incentivo da escola para conciliar as constantes viagens para torneios e os compromissos escolares.
— É bom porque eu consigo refazer trabalhos e exames. Essa semana mesmo já perdfi uma prova de Matemática… — contou, sempre sorrindo, mas se dizendo ótima aluna na disciplina dos números.
Sonhando em seguir carreira como tenista profissional, Namie conta com a experiência em Barcelona para incrementar seu jogo, que tem como pontos fortes o fundo de quadra, as deixadas e o voleio — ideal para as quadras rápidas, como as da PUCRS em que a catarinense se sagrou campeã.
— Acho bem legal jogar em quadras rápidas, e agora mais ainda — sorriu, mais uma vez.
Programação
Etapa do Rio Grande do Sul*:
Categoria 18 anos — de 11 a 14 de maio (encerramento das inscrições: 9 de maio)
Categoria universitária — encerrada
Campeões
Masculino simples: Yuri Radomsky (PUCRS — Porto Alegre-RS)
Feminino simples: Martina Yurgel (PUCRS — Porto Alegre-RS)
Masculino duplas: João Pedro Laydner e Lucas Izkovitz (UCPel — Pelotas-RS)
Feminino duplas: Maria Laura Schiefelbein (UFCSPA — Porto Alegre-RS) e Nathalia Jung (Faculdade Sogipa — Porto Alegre-RS)
Categoria 12 anos — encerrada
Campeões
Masculino simples: Gustavo Tedesco (Escola Adventista — Caxias do Sul-RS)
Feminino simples: Amanda Oliveira (Colégio São João Batista —Caxias do Sul-RS)
Masculino duplas: Arthur Reston e Felipe Coimbra (Colégio Farroupilha — Porto Alegre-RS)
Feminino duplas: Daniela Bozko (Colégio Província de São Pedro — Porto Alegre-RS) e Amanda Oliveira (Colégio São João Batista — Caxias do Sul-RS)
Categoria 14 anos — encerrada
Campeões
Masculino simples: Matheus Ramos (Colégio Marista Paranaense — Curitiba-PR)
Feminino simples: Namie Isago (Escola Pastor Hans Muller — Joinville-SC)
Masculino duplas: Matheus Ramos (Colégio Marista Paranaense — Curitiba-PR) e Rodrigo Fuckner Jr. (Colégio São Luiz — Brusque-SC)
Feminino duplas: Namie Isago (Escola Pastor Hans Muller — Joinville-SC) e Isadora Machado (Colégio Sinodal — Carazinho-RS)
Marianne Scholze