Roma/Itália – O sérvio Novak Djokovic, as vésperas de Roland Garros, único evento de Grand Slam que ainda não conquistou, teve seu momento “punk” na decisão do ATP 1000 de Roma, quando foi completamente envolvido pelo britânico Andy Murray.
Transtornado, Djokovic desde a derrota na primeira rodada em Monte Carlo não tem demonstrado muita confiança em si próprio, em Roma reclamou de tudo, do clima, da quadra, teve enormes dificuldades na campanha até chegar a decisão.
Na decisão, Djokovic mostrou toda a sua insatisfação, dominado pelo adversário, o sérvio perdeu a linha nas reclamações. Chegou a questionar o arbitro, o argentino Damian Steiner, sobre a continuação do jogo devido a insistente garoa; em outro momento, arremessou sua raquete ao chão, e esta foi em direção aos torcedores, para sorte do líder do ranking mundial, não pegou em ninguém, senão, ele seria eliminado do torneio.
Todos estes momentos de destemperos, dão mostra que Djokovic está pressionado, no topo do mundo, ele tem se esforçado para mostrar a imagem de bom moço, afinal, sua imagem vale alguns milhões de dólares. Ano passado, ele acabou envolvido em uma inócua discussão, quando questionou a premiação igual entre homens e mulheres, de imediato foi indagado pela norte-americana Serena Williams e pela russa Maria Sharapova, voltou atrás, mas o estrago já estava feito.
A posição de líder do ranking traz status, o mais difícil é manter-se sereno durante esta fase, Nadal, quando esteve lá, também teve seus destemperos, chegou a ironizar a forma com que Djokovic comemorava as vitórias!
O líder do ranking mundial deve compreender que suas atitudes podem irradiar reações junto aqueles que torcem por ele. No Brasil, o comentarista Osvaldo Maraucci ao expressar sua opinião sobre os atos de Djokovic em Roma, recebeu pesadas críticas dos torcedores do sérvio.
Na próxima semana, começa Roland Garros, segundo evento de Grand Slam da temporada. Mais uma vez os holofotes estarão direcionados ao tenista sérvio, já que o evento disputado no saibro parisiense é o único título que Djokovic ainda não tem no currículo.
Aguardemos os próximos capítulos!
Luiz Fernandes