Tenista sérvia compete em Florianópolis antes de participar dos Jogos Olímpicos
Florianópolis (SC) – O Brasil Tennis Cup 2016 terá a presença da tenista sérvia Jelena Jankovic, ex-número 1 do mundo no ranking de simples da WTA, como principal estrela do torneio que acontece entre os dias 30 de julho e 5 de agosto nas quadras da Federação Catarinense de Tênis, na Beira-Mar Norte, em Florianópolis.
A atração foi confirmada nesta sexta-feira pelo diretor do torneio Rafael Westrupp. Jankovic disputará as chaves de simples e duplas dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e usará o torneio WTA catarinense como preparação, além de buscar o seu 16º título WTA de simples na carreira.
Jankovic tem um título de Grand Slam conquistado nas duplas mistas em Wimbledon no ano de 2007, ao lado do britânico Jamie Murray, atual parceiro de duplas masculinas do brasileiro Bruno Soares. Ela também conquistou títulos WTA de simples em Budapeste (2004), Auckland, Charleston, Roma e Birmingham (2007), Roma, Pequim, Stuttgart e Moscou (2008), Marbella e Cincinnati (2009), Indian Wells (2010), Bogotá (2013), Nanchang (2013), Guangzhou e Hong Kong (2015). Além dos títulos, ela foi vice-campeã do US Open em 2008 e jogará sua quarta olimpíada no Rio de Janeiro, tendo competido em Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012.
“Conversei com várias atletas e conseguimos fechar com a Jankovic na quarta-feira. A primeira conversa com ela havia sido em Roland Garros e faltava a confirmação da vinda aos Jogos Olímpicos”, explicou a o diretor do torneio Rafael Westrupp, presidente da Federação Catarinense de Tênis. “É uma grande jogadora e teremos o privilégio de receber mais uma vez uma tenista que esteve no topo do ranking, além de várias atletas que estarão na Olimpíada, o que só é possível devido à mudança da data do torneio. Deixamos de concorrer com torneios como Doha e ainda temos a proximidade do Rio 2016”, completa Westrupp.
Com Jankovic, a lista de tenistas olímpicas que disputarão o Brasil Tennis Cup sobe para 21. Além das brasileiras Teliana Pereira e Paula Gonçalves, a lista do torneio tem as romenas Irina Camelia Begu e Monica Niculescu, campeã da primeira edição do torneio, a francesa Caroline Garcia, a letã Jelena Ostapenko, a cazaque Yulia Putintseva, as alemãs Annika Beck e Laura Siegemund, a húngara Timea Babos, a porto-riquenha Monica Puig, a ucraniana Lesia Tsurenko, entre outras.
Torneio acessível para os fãs de tênis
Com a ex-número 1 do mundo Jankovic, as melhores brasileiras Teliana Pereira e Paula Gonçalves, além de jogadoras promissoras como Monica Puig, o Brasil Tennis Cup dará a oportunidade aos fãs do tênis feminino de acompanhar as jogadoras sem precisar pagar ingresso. Em uma ação inédita no torneio, a entrada do público será mediante doação de 2 kg alimentos não-perecíveis.
Os alimentos serão doados às entidades beneficentes Casa Lar Emaús e Pastoral das Crianças do Saco dos Limões.
A troca dos alimentos pela entrada no torneio poderá ser feita a partir da abertura dos portões, que será às 9h. Ao todo serão mil acessos por dia liberados nesta ação beneficente idealizada pela organização do torneio.
Juliana Pamplona/Rubens Lisboa