Convidada dos organizadores, Thaisa Pedretti, de 17 anos, derrotou argentina na primeira rodada
Campos do Jordão (SP) – A paulista Paula Gonçalves começou de forma arrasadora sua campanha no Torneio Internacional Feminino de Tênis. Cabeça 1 da semana, ela permitiu apenas 19 pontos à pouco experiente Caroline Furlaneto, que precisou disputar o qualificatório, e não perdeu games em sua partida de estreia na quadra sintética do Tênis Clube de Campos do Jordão, aplicando duplo 6/0, a chamada ‘bicicleta’.
Número 179 do ranking nesta semana, apenas cinco posições atrás de sua mais alta classificação, Paula terá uma adversária bem mais perigosa nas oitavas de final, depois que a chilena Fernanda Brito superou a francesa Fiona Cordino, por 6/3 e 6/3. A campineira venceu todos os três duelos que já fez contra Brito, um deles em Campos de Jordão de três anos atrás.
“Gosto muito de jogar com altitude e treinei muito bem aqui nos últimos dias”, contou Paula. “De repente deu um clique na minha cabeça, estou muito tranquila interiormente e acho que muito disso tem a ver com o forte trabalho físico que fiz em fevereiro”.
A surpresa da rodada foi a ainda juvenil Thaisa Pedretti, que marcou sua primeira vitória em torneios de nível challenger ao superar a argentina Victoria Beccio, por duplo 6/2. “Entrei um pouco tensa, mas depois me soltei e impus muitas trocas de bola”, contou a jogadora do Instituto Tênis, que não tem pontos no ranking e por isso recebeu convite dos organizadores. “Sofrei ruptura no abdôme no começo do ano e fiquei dois meses parada, foi duro recuperar o ritmo”. Ela aguarda quem passar do duelo entre Bia Haddad Maia e a espanhola Laura Pous.
Outra novata a avançar foi a paulista Luisa Stefani, que treina nos EUA. Ela tirou a argentina Martina Taborda, por 6/3 e 6/4, e enfrentará Gabriela Cé ou Nathaly Kurata. A canhota Nathalia Rossi venceu o duelo nacional contra Rafaela Santos, por 6/2 e 6/1, e enfrentará a vencedora entre Laura Pigossi e a búlgara Aleksandrina Naydenova.
Nas demais partidas da segunda-feira, a paraguaia e cabeça 4 Montserrat Gonzalez eliminou a compatriota Camila Campiz, por 6/4 e 6/2, e a mexicana Ana Sofia Sanchez confirmou a condição de cabeça 8 ao superar a brasileira Andressa de Souza, 6/3 e 6/4.
A rodada desta terça-feira começa às 10 horas, com entrada gratuita ao público, e terá nove brasileiras em quadra. Além de Cé x Kurata, Pigossi x Naydenova e Haddad x Pous, ainda jogam Ingrid Martins contra a francesa Alizé Lim, Nanda Alves frente a chilena Daniela Seguel, Maria Silva diante da francesa Harmony Tan e o duelo brasileira de Carol Alves e Barbara Oliveira.
Daniela Giuntini
Quero deixar claro que a tenista que jogou com a Paula, não tem muita experiencia, e tem apenas 14 anos. Vocês ainda vão falar muito dela. Aguardem. Obrigado!!
O texto publicado no site sobre a vitória da Paula, e de responsabilidade da assessoria de imprensa do torneio! O jornalista dá enfase a pouca experiencia da tenista Caroline Furlaneto, e no texto informou que ela disputou o qualifying.
Resultados como estes no tênis, são comuns, ainda mais quando se joga com uma tenista mais experiente. Boa sorte a Furlanetto, estamos na torcida que ela se torne uma grande tenista no futuro. Forte abraço!