Semifinais acontecem a partir das 10h30 na FCT. Final de duplas será após os jogos de simples
Florianópolis (SC) – O WTA Brasil Tennis Cup teve a definição nesta quarta-feira das semifinalistas de simples, com a presença de três cabeças de chave em busca de vaga na decisão. A definição das classificadas para a final acontece nesta quinta-feira, às 10h30, na Federação Catarinense de Tênis (FCT), e terá duelos entre a romena Ana Bogdan (127ª do mundo) e a húngara Timea Babos (44ª), cabeça 6, e entre a romena Irina-Camelia Begu (31ª), cabeça 2, e a porto-riquenha Monica Puig (37ª), terceira favorita.
A entrada para conferir as semifinais e a final de duplas será novamente mediante doação de 2 kg de alimentos não-perecíveis no portão de entrada do torneio, na Avenida Beira-Mar.
A húngara Timea Babos foi a primeira a garantir sua vaga nas semifinais ao vencer de virada a letã Jelena Ostapenko, quarta pré-classificada do torneio, com parciais de 4/6 6/3 6/2, em 1h48min. “Foi um primeiro set muito difícil. Nós duas estávamos perdendo nossos serviços e, honestamente, não estou acostumada com isso. Eu tenho por característica ser uma jogadora que tem uma estatística muito boa no meu serviço, então foi realmente difícil voltar após perder o primeiro set, mas voltei no segundo set mais agressiva e efetiva na minha tática”, analisou.
Além de jogar a semifinal de simples, Babos decidirá nesta quinta-feira o título de duplas ao lado da também húngara Reka-Luca Jani contra as gêmeas ucranianas Lyudmyla e Nadiia Kichenok, confronto entre duas duplas que estarão nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Na semifinal, a adversária de Babos será a romena Ana Bogdan, de 23 anos. Depois de eliminar a principal favorita Jelena Jankovic na noite de terça-feira, Bogdan derrotou nesta quarta-feira a lucky loser ucraniana Lyudmyla Kichenok, com duplo 6/3, em 1h21min, para garantir sua primeira semifinal de WTA na carreira.
“Estou muito feliz de estar na minha primeira semifinal de WTA. Então, não quero pensar em nada mais neste momento, mas viver o momento. Eu vim trabalhando muito pesado nos últimos meses, e foi muito difícil para mim. Você sabe que é muito difícil para qualquer atleta que quer atingir seus sonhos”, afirmou Bogdan, que já está bem familiarizada com o torneio e a cidade de Florianópolis. “Gosto muito do tempo que passo com as pessoas aqui, a maneira com que agem, a maneira com que falam, muito amigáveis, muito sociais, muito abertas. Isso é o que você espera deles, e o que você precisa, e isso me faz sentir muito bem. Todos vocês são tão legais”, completou a romena.
Cabeça de chave número 2 do torneio, a romena Irina-Camelia Begu não cedeu sets na partida de quartas de final contra a japonesa Nao Hibino e venceu com parciais de 6/2 6/4, em 1h23min. Begu comemorou por ter duas romenas nas semifinais do Brasil Tennis Cup, que teve como primeira campeã, em 2013, a romena Monica Niculescu. “Talvez seja uma tradição uma romena se tornar campeã”, brincou. “Provavelmente porque somos latinas, nos sentimos bem aqui”, completou.
A última classificada para as semifinais nesta quarta-feira foi a porto-riquenha Monica Puig, que eliminou a japonesa Naomi Osaka por 2 sets a 0, com 6/3 6/4, em 1h14min de jogo. Ela enfrentará Begu em busca de sua terceira final de WTA na carreira.
“Ela (Osaka) começou muito forte, mas eu tentei jogar o meu melhor. Estou muito feliz com o resultado e chegar às semifinais obviamente é importante”, analisou Puig, que aguarda um duelo complicado nas semifinais. “Será uma partida muito difícil, mas venho jogando um tênis muito bom e me sinto muito bem na quadra, de uma maneira mais sólida que nos outros dias. Tenho que implementar meu jogo e sair com a vitória”, afirmou a porto-riquenha.
Confira abaixo a programação desta quinta-feira
QUADRA CENTRAL – a partir das 10h30
Ana Bogdan (ROU) vs [6] Timea Babos (HUN)
[3] Monica Puig (PUR) vs [2] Irina-Camelia Begu (ROU)
Final de Duplas – Após descanso – [1] Lyudmyla Kichenok (UKR) / Nadiia Kichenok (UKR) vs [3] Timea Babos (HUN) / Reka-Luca Jani (HUN)
Confira abaixo os resultados desta quarta-feira:
Simples – Quartas de final
[2] Irina-Camelia Begu (ROU) d. [7] Nao Hibino (JPN) – 6/2 6/4
[3] Monica Puig (PUR) d. [8] Naomi Osaka (JPN) – 6/3 6/4
[6] Timea Babos (HUN) d. [4] Jelena Ostapenko (LAT) – 4/6 6/3 6/2
Ana Bogdan (ROU) d. [LL] Lyudmyla Kichenok (UKR) – 6/3 6/3
Duplas – Semifinais
[1] Lyudmyla Kichenok (UKR) / Nadiia Kichenok (UKR) d. Alizé Lim (FRA) / Valeriya Solovyeva (RUS) – 6/0 7/5
[3] Timea Babos (HUN) / Reka-Luca Jani (HUN) d. Montserrat Gonzalez (PAR) / Ana Sofia Sánchez (MEX) – 6/2 6/1
Juliana Pamplona/Rubens Lisboa