Rio de Janeiro/RJ – O argentino Juan Martin del Potro de “azarão”, chegou a decisão dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Se na estreia, o argentino desbancou o maior favorito ao título, o sérvio Novak Djokovic, o adversário desta tarde, era o não menos favorito Rafael Nadal, que ontem nas duplas ao lado de Marc López conquistou a sua segunda medalha de ouro.
Hoje, no primeiro set, Nadal soube reagir e abrir vantagem, mas o espanhol pagou o preço do desgaste de jogar seis sets ontem (3 na simples e outros três na decisão de duplas).
Del Potro foi preciso, soube reagir, e ao final, marcou 2 sets a 1, parciais de 5/7, 6/4 e 7/6(5).
Campeão do US Open em 2009, o argentino fez uma comparação do que está vivendo esta semana no Rio de Janeiro: “Emocionalmente, creio que é mais forte. O que estou vivendo, a gente do Brasil também tem muito respeito comigo e está sendo espetacular. Estou desfrutando muito de tudo isso” disse Del Potro.
Já Nadal estava resignado com a derrota: “Fiz tudo que poderia fazer e estou satisfeito. Creio que agora acabou, acho que foi a minha última gota de energia que tinha para ganhar outra medalha. Não é preciso ficar explicando muita coisa, às vezes as coisas vão bem por pequenos detalhes. E, se pode dizer que é merecido ou não merecido, acho que é merecido. Creio que ao final foi uma partida que nós dois merecíamos e um tem que ganhar e outro tem que perder. E ganhou ele e tenho que parabenizá-lo”, finalizou o espanhol.
Amanhã, a partir das 15h30min, o argentino vai desafiar o britânico Andy Murray, 2º do mundo, que mais cedo, venceu o japonês Kei Nishikori.
Este será o oitavo embate entre eles. Nos duelos anteriores, Murray lidera com cinco vitórias.
Já Nadal vai decidir a medalha de bronze, neste domingo a partir do meio dia deste domingo, com o japonês Kei Nishikori.
Luiz Fernandes