Nova Iorque/EUA – A tcheca Karolina Pliskova, 11ª do mundo, foi a responsável pela eliminação da norte-americana Serena Williams, líder do ranking, em duelo que valia uma vaga na decisão do US Open.
Com uma atuação irrepreensível, Pliskova superou Serena, ao marcar 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 7/6(5) em 1h29min de jogo.
Campeã do WTA Premier de Cincinnati, Pliskova chegou a 11ª vitória consecutiva no circuito. A tcheca se tornou a oitava tenista a vencer as irmãs Williams na mesma competição, e uma das quatro a efetuar esta façanha em um evento de Grand Slam, juntando neste quesito, a Martina Hingis, Justine Henin, e Kim Clijsters.
Com a derrota, Serena viu interrompido a sua intenção de quebrar o recorde de Steffi Graf de 186 semana no topo, já que vai perder a liderança do ranking para a alemã Angelique Kerber a partir da próxima semana.
Já Pliskova recordista em aces na temporada (439), aumentou a sua vantagem sobre Serena (320), a norte-americana, porém disputou menos jogos em 2016.
Na decisão Pliskova vai encarar a vencedora do confronto entre a alemã Angelique Kerber e a dinamarquesa Caroline Wozniacki.
Luiz Fernandes