
Atletas do Tênis em Cadeira de Rodas jogam a partir das 11h na quadra Maria Esther Bueno
Rio de Janeiro (RJ) – O Time Brasil de Tênis em Cadeira de Rodas inicia nesta sexta-feira a participação nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 com cinco jogos na quadra Maria Esther Bueno, a principal do Centro Olímpico de Tênis da Barra, além de duas partidas da categoria Quad na quadra 9.
O sorteio das chaves foi realizado nesta quinta-feira na sala de conferências, marcada por uma homenagem à holandesa Esther Vergeer, a maior atleta da modalidade, dona de 42 títulos de Grand Slam e sete medalhas de ouro em Jogos Paralímpicos. Ela recebeu o Prêmio Brad Parks.
Com quatro tenistas na chave masculina de simples, o Brasil terá todos em quadra nesta sexta-feira e o mineiro Daniel Rodrigues, atual número 1 do Brasil e 18 do mundo. Ele enfrenta na estreia, a partir das 11h, na quadra Maria Esther Bueno contra o chileno Robinson Mendez, atual 63º do ranking mundial.
Em oito duelos, Rodrigues leva vantagem com cinco vitórias e saiu vencedor no último encontro, que ocorreu na Semana Guga Kuerten do ano passado. “Tenho um adversário que tem um tempo que eu jogo com ele, é um duelo equilibrado. A importância de estar jogando em casa e fazer o primeiro jogo da rodada na quadra central é uma emoção muito grande e estou ansioso e preparado para receber a torcida e fazer bonito”, afirma Daniel Rodrigues.
O segundo jogo da quadra central será entre o experiente paulista Mauricio Pomme (61º do mundo), que disputa sua quarta edição dos Jogos Paralímpicos, e o polonês Kamil Fabisiak (20º). Eles se enfrentaram apenas uma vez na carreira, no Israel Open do ano passado, e Fabisiak levou a melhor.
Outro mineiro da delegação brasileira, Rafael Medeiros (36º) faz a terceira partida da quadra Maria Esther Bueno contra o americano Steve Baldwin (80º). Eles também se enfrentaram apenas uma vez e o americano levou a melhor no Windsor Classic 2015, no Canadá.
A rodada noturna da quadra principal terá, a partir das 18h30, a estreia das brasileiras Natalia Mayara e Rejane Candida nas duplas. As atuais campeãs do Parapan estreiam contra as americanas Dana Mathewson e Kaitlyn Verfuerth.
Quem encerrará o primeiro dia de jogos do Tênis em Cadeira de Rodas na quadra Maria Esther Bueno será o brasiliense Carlos Santos, o Jordan. Em disputa de sua quarta Paralimpíada, ele encara o jovem espanhol Martin de la Puente, de apenas 17 anos.
“Martin é um adolescente ainda, foi até o ano passado número 1 do mundo de juniors. Eu fiz um jogo com ele no ano passado, uma semifinal no Canadá, e não sei se por falta de concentração, ele levou o jogo, que apesar do placar foi difícil. Desta vez já sei o que vou encontrar, um jogador que vai correr bastante, passar muita bola, é agressivo e sabe agredir as bolas no tempo certo”, afirma Jordan.
“Eu vou aproveitar essa oportunidade que me deram de jogar na quadra central, em horário nobre. Espero que a torcida possa estar em peso me apoiando, me empurrando e que isso possa fazer a diferença no jogo. É uma primeira rodada difícil, onde eu tenho chance também de passar”, completa o brasiliense.
Outros dois brasileiros que estreiam nesta sexta-feira são os atletas da categoria Quad, o catarinense Ymanitu Silva e o brasiliense Rodrigo Oliveira, que competem na Quadra 9.
Ymanitu abre a programação da Quadra 9, a partir das 11h, contra o britânico Jamie Burdekin. Eles já se enfrentaram quatro vezes, com três vitórias do britânico e uma do brasileiro, no ACSA SA Open do ano passado.
Rodrigo Oliveira joga a quarta partida da Quadra 9 em um duelo inédito com o japonês Mitsuteru Moroishi, atual número 7 do mundo na categoria.
Confira abaixo a programação das quadras com brasileiros nesta sexta-feira:
MARIA ESTHER BUENO – 11h
Daniel Rodrigues (BRA) vs Robinson Mendez (CHI)
A seguir
Mauricio Pomme (BRA) vs Kamil Fabiasak (POL)
Rafael Medeiros (BRA) vs Steve Baldwin (USA)
Não antes das 18h30
Rejane Candida/Natalia Mayara (BRA) vs Dana Matthewson/Kaitlyn Verfuerth (USA)
Carlos Santos (BRA) vs Martin de la Puente (ESP)
Quadra 9 – 11h
Ymanitu Silva (BRA) vs Jamie Burdekin (GBR)
Francesc Tur (ESP) vs Ben Weekes (AUS)
Alberto Corradi (ITA) vs [4] Andy Lapthorne (GBR)
Rodrigo Oliveira (BRA) vs Mitsuteru Moroishi (JPN)
Juliana Pamplona / Rubens Lisboa