Número 1 do Brasil se torna o primeiro juvenil nacional a vencer o US Open e iguala Gustavo Kuerten que também ganhou duplas juvenil em Majors
Felipe Alves Meligeni (CBT/Correios/Prefeitura de São José dos Campos/Fila/Wilson/Colinas Shopping), 40º do mundo juvenil e número 1 do Brasil, atleta da Afini Tennis, da Associação Esportiva São José, de São José dos Campos (SP), conquistou um feito neste sábado ao faturar o título do torneio de duplas juvenil do US Open, quarto e último Grand Slam do ano, disputado no piso duro em Nova York, um dos quatro maiores eventos do mundo.
Felipe e o parceiro boliviano Juan Aguilar superaram na final os canadenses cabeças de chave 3, Felix Aliassime e Benjamin Sigouin, por 2 sets a 0 com parciais de 6/3 7/6 (7/4). Eles tiveram quebra abaixo na segunda etapa em 5/3, mas viraram.
Felipe, natural de Campinas (SP), sobrinho de Fernando Meligeni, ex-top 25 do mundo, se torna o quinto brasileiro a ganhar um Slam juvenil. Em simples apenas Tiago Fernandes foi campeão no Australian Open de 2010. Em duplas Gustavo Kuerten ganhou com o equatoriano Nicolas Lapentti em Roland Garros em 1994 e Orlando Luz venceu com Marcelo Zormann em Wimbledon 2014.
Ele também é o décimo brasileiro a vencer um Major contando o profissional. Maria Esther Bueno é a única vencedora no feminino, Bruno Soares e Marcelo Melo têm títulos assim como Thomaz Koch e claro Gustavo Kuerten.
“Foi sensacional! Desde o começo do torneio estávamos jogando bem no torneio, bem entrosados, em alguns momentos que deixávamos cair a energia conseguíamos voltar, puxando bastante, jogamos bem confiantes. Muito feliz trazer um poder trazer um Grand Slam para o Brasil. Só tenho a agradecer o apoio de todo mundo no Brasil e meu trabalho com a equipe técnica em São José dos Campos e os jogadores. É incrível vir esse título justo no meu último torneio como juvenil. Agora é foco no profissional e seguir treinando duro para me manter evoluindo”, disse Felipe.
“Foi uma semana muito boa do Felipe, mesmo na simples que perdeu na primeira rodada, ele teve uma boa apresentação e vem mostrando grande evolução técnica. O título de dupla é muito importante para ele e sua carreira, mas também para o tênis brasileiro como um todo. Nossa equipe técnica está muito feliz e orgulhosos de fazer parte desse momento junto com o Felipe”, disse Leandro Afini, coordenador da Afini Tennis e técnico do atleta.
Felipe retorna para São José dos Campos (SP) onde volta a treinar na terça ou quarta-feira. Na sexta ele embarca para Santos (SP) e depois Campinas (SP) para dois torneios profissionais challengers com premiação de US$ 50 mil.