Edição marca os 100 anos do Clube Bahiano de Tênis. Inscrições nas demais categorias encerram nos dias 26 de setembro e 3 de outubro
Terminam nesta terça-feira, às 14h, as inscrições para a categoria mundial e principal da 32ª edição do Bahia Juniors Cup, maior torneio de tênis Infanto-juvenil do Nordeste e que nesta temporada comemora os 100 anos do Clube Bahiano de Tênis, situado no bairro da Graça, berço do tênis baiano e da competição disputada desde a década de 80. O evento com pontuação para o ranking mundial da Federação Internacional de Tênis da categoria G3 ganha nesta temporada o status isolado como o maior do segundo semestre no Brasil e na temporada como o terceiro maior do país.
O torneio, que em 2015 contou com 209 atletas de 15 países, encerra inscrições para a categoria mundial para até 18 anos onde ano passado venceu o paulista Gabriel Decamps, top 40 do ranking e que disputou os Grand Slams, os quatro principais torneios do ano.
A competição do ano passado revelou também Felipe Alves Meligeni, atual 31º do mundo e primeiro do país, que recentemente encerrou sua carreira juvenil conquistando o US Open nas duplas se tornando o quinto brasileiro na história a ganhar um Major como júnior, feito alcançado somente por Gustavo Kuerten nas duplas de Roland Garros em 1994, Orlando Luz e Marcelo Zormann em Wimbledon 2014 e em simples por Tiago Fernandes no Australian Open de 2010.
As inscrições são realizadas através do website da ITF, a Federação Internacional de Tênis.
Inscrições para torneio Sul-Americano Cosat encerram na terça-feira, dia 26 – Nas categorias 16 e 14 anos com pontuação para o ranking Cosat, da América do Sul, as inscrições encerram na próxima segunda-feira, dia 26. Para as categorias 12 anos e Tennis Kid´s, contando pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis, as inscrições fecham no dia 3 de outubro. As inscrições para 12, 14 e 16 anos podem ser feitas diretamente no site da CBT através do endereço http://www.tenisintegrado.com.br/new_torneio/index2/2/2016/0/0/10.
O maior do Nordeste e um dos mais tradicionais do país é um revelador de talentos. Teve a presença de Fernando Meligeni, semifinalista de Roland Garros em 1999, quarto lugar na Olimpíada de Atlanta de 1996 e ex-top 25 profissional, passou pelo evento assim como Marcelo Saliola, Marcio Carlsson, Marcos Daniel, Jaime Oncins, Flavio Saretta, André Sá, Daniel e Marcelo Melo dentre muitos outros nomes expoentes do tênis brasileiro.
Recebeu também Gustavo Kuerten que foi campeão na década de 90 na categoria 16 anos batendo o baiano Duda Catharino Gordilho em final apertada e anos depois levando o troféu de Roland Garros no profissional, um dos mais prestigiados eventos do mundo. Duda Catharino, melhor tenista baiano na década de 90, comanda hoje o Centro de Treinamento no Clube Bahiano de Tênis com alguns dos melhores do país e será o diretor da competição ao lado de Gian Biglia.
No último ano, Gabriel Decamps, de apenas 16 anos, faturou no evento baiano seu primeiro título para depois virar top 40 do mundo e disputar os maiores torneios do juvenil do mundo junto com Felipe Alves Meligeni, sobrinho de Fernando Meligeni. A atual vencedora, a paranaense Thaísa Pedretti, recentemente conquistou seus primeiros pontos no ranking profissional da WTA.
O evento baiano também terá a presença os baianos e Natan Rodrigues, melhor do Brasil nos 14 anos que vem de final e semis em competições do circuito europeu e pulará de categoria para tentar o troféu em casa nos 16 anos e Maria Menezes, atleta da casa que vem do título Sul-Americano por equipes no Paraguai e da disputa do Mundial em Prostejov, na República Tcheca. Ela esteve entre as seis melhores do continente Sul-Americano e também disputou a gira europeia com Natan nos 14 anos.
“Ano passado voltamos ao Clube Bahiano de Tênis depois de algumas temporadas em outros locais e o evento foi um sucesso, elogiado pelos jogadores pela estrutura e por todos com o hotel bem acessível e perto, os atletas caminhando a pé e pertinho da praia, podendo curtir as belezes de Salvador colado a um de nossos cartões postais. Este ano esperamos um evento ainda maior dando o melhor tratamento possível aos atletas. Será o maior evento do Brasil no semestre, com mais pontos no ranking mundial e certamente trará uma boa gama de atletas buscando pontos necessários para estar dentro dos Grand Slams na próxima temporada”, afirmou Duda Catharino.
“Esse ano o evento será especial. Se na temporada passada voltamos ao Clube Bahiano, que é o berço do tênis, desta vez a celebração é do centenário, uma excelente junção para um torneio como esse contando com algumas celebrações disponíveis para os sócios e também para os que vêm acompanhar o evento”, adicionou Gian Biglia, que coordena o evento junto com Duda Catharino.
Fabrizio Gallas