
Número 2 do Brasil, cearense derrota Osni Jr. e terá mais um brasileiro pela frente na segunda rodada
O cearense Thiago Monteiro confirmou o favoritismo nesta quarta-feira pela estreia do Campeonato Internacional de Tênis de Santos, apresentado por Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O número 2 do Brasil teve muito trabalho no segundo set contra Osni Júnior, mas venceu por 6/2 e 7/6(3) pelo ATP Challenger, no Tênis Clube de Santos.
O jogo parecia tranquilo para Monteiro até o meio do segundo set, quando Osni Jr. subiu de rendimento, ficou uma quebra à frente no placar e sacou para empatar o confronto. Porém, o cearense forçou o tiebreak e evitou o terceiro set. Seu adversário em busca de uma vaga nas quartas de final será o paulista Pedro Sakamoto, que treina com Monteiro no Rio de Janeiro.
“Comecei o jogo bem, com um bom ritmo e intensidade, sendo agressivo. No segundo também tive a vantagem, mas o Osni começou a jogar muito bem. Foi mérito dele voltar para o jogo. Ele se soltou cada vez mais, fez várias bolas que entraram e jogou em um bom nível. Também não saquei muito bem e ele aproveitou esta oportunidade. Mas me mantive competitivo no jogo, firme, sabia que poderia voltar a qualquer momento e achar meu jogo de novo. Acabei buscando e dominei bem o tiebreak para vencer o jogo”, avaliou Monteiro, atual 99º do ranking mundial.
Apesar de ter chegado o mais cedo possível da Bélgica, onde disputou a Copa Davis no último final de semana, Monteiro ainda está sentindo a diferença de cinco horas de fuso horário e da quadra. “Nas últimas cinco, seis semanas, joguei tudo em quadra rápida. Acabei chegando segunda-feira aqui, mas o fuso ainda complica às vezes, não consigo dormir tão bem e ficar tão descansado. Santos também é bem mais lento do que estava acostumado a jogar nesses últimos meses. Mas foi importante chegar antes, conquistar esta vitória. Vou me adaptando, até porque são condições que eu gosto”, completou.
Já pela segunda rodada em Santos, o argentino Renzo Olivo superou o carioca Fabiano de Paula com parciais de 6/3 e 7/5, e terá pela frente seu compatriota Guido Andreozzi nas quartas de final. O sexto favorito ao título do ATP Challenger passou pelo também argentino Facundo Mena por duplo 6/2.
Na chave de duplas, os gaúchos Filipe Brandão e Oscar Gutierrez alcançaram sua primeira semifinal de Challenger, batendo os experientes Marcel Felder, do Uruguai, e Nicolas Kicker, da Argentina, por 7/5 e 7/6(4). Eles esperam os vencedores entre os brasileiros Rogério Dutra Silva/Fabrício Neis e a dupla formada pelo chileno Bastian Malla e pelo santista Caio Silva.
Resultados parciais de quarta-feira (21/9):
Primeira rodada:
[2]Thiago Monteiro (BRA) v. [WC]Osni Júnior (BRA), 6/2 7/6(3)
Segunda rodada:
[6]Guido Andreozzi (ARG) v. Facundo Mena (ARG), 6/2 6/2
[4]Renzo Olivo (ARG) v. Fabiano de Paula (BRA), 6/3 7/5
Filipe Brandão/Oscar José Gutierrez (BRA) v. [3]Marcel Felder (URU)/Nicolas Kicker (ARG), 7/5 7/6(4)