Cerimônia de abertura do torneio de integração começa às 9h30min desta quarta-feira
A nona edição do Rolando Garra, torneio de integração da Fundação Tênis, se realizada nesta semana, na quarta (dia 7) e na quinta-feira (dia 8), e reúne cerca de 700 alunos da ONG no Parque Esportivo da PUCRS. Nestes dois dias, crianças e adolescentes colocam em prática o que aprenderam nas quadras de tênis e vivenciam os Valores Olímpicos de Amizade, Respeito e Excelência. Os jovens são divididos em 24 categorias, que levam em consideração a faixa etária e a habilidade técnica para a prática do esporte. A cerimônia de abertura começa às 9h30min de quarta-feira. A entrega dos prêmios está programada para quinta, a partir das 17 horas. O evento é aberto ao público.
ESTRUTURA – Para a realização do Rolando Garra, a Fundação Tênis monta significativa estrutura para que o evento alcance seu objetivo de fazer com que todos se divirtam, conquistem amigos, vivenciem novas experiências e conheçam realidades diferentes das comunidades nas quais estão inseridos. A instituição disponibiliza transporte de ida e volta nos dois dias do evento para todos os alunos participantes. No Parque Esportivo da PUCRS, é montado um grande refeitório para fornecer lanches (pela manhã e à tarde) e almoço a todos os participantes nos dois dias do evento. São montadas 17 quadras em três andares do prédio, contemplando as dimensões da quadra oficial, da quadra ¾ e do minitênis, além de um espaço para a realização atividades lúdicas.
SOBRE A FUNDAÇÃO TÊNIS
A Fundação A Fundação Tênis é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que realiza um programa sócio assistencial, por meio do Esporte, com proposta pedagógica baseada na Educação Olímpica. Trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, desde que matriculados e frequentando a rede pública de ensino. Tem como objetivo promover o desenvolvimento desses jovens, a partir da vivência dos Valores Olímpicos – Respeito, Amizade e Excelência – e possibilitando que reescrevam seus projetos de vida. Atualmente, assiste a mais de mil alunos em 11 núcleos no Brasil, sendo nove núcleos no Rio Grande do Sul (cinco em Porto Alegre, um em Sapiranga, um em Igrejinha e dois em Santiago) e dois em São Paulo (um na capital e um em Santana de Parnaíba). No dia 11 de maio de 2016, a Fundação Tênis completou 15 anos.
Em 1º de outubro de 2014, a Fundação Tênis recebeu destacada distinção do Comitê Internacional Pierre de Coubertin (CIPC): a medalha comemorativa aos 150 anos de nascimento de Pierre de Coubertin. Essa honraria é dada a pessoas ou entidades que estão envolvidas e comprometidas com a prática e com a difusão da Educação Olímpica e com ações humanistas. Em todo o mundo, somente 20 distinções foram entregues.
A Fundação Tênis conta com o suporte financeiro de pessoas físicas, chamadas de Padrinhos, e de pessoas jurídicas, que se dividem em Mantenedoras e Apoiadoras
Muitos desses aportes financeiros são realizados por meio da Lei de Incentivo Federal ao Esporte e de legislação de incentivo de municípios e estadual.
Cláudia Coutinho