Medalhista Olímpica participa da cerimônia de abertura do torneio de integração da Fundação Tênis nesta quarta-feira, às 9h30min, na PUCRS
A medalhista olímpica e campeã mundial de judô Mayra Aguiar participará da cerimônia de abertura do 9º Rolando Garra, o torneio de integração da Fundação Tênis, nesta quarta-feira (dia 7), às 9h30min, no Parque Esportivo da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6690 – Prédio 81). O campeonato, que reunirá cerca de 700 alunos da ONG, continuará na quinta-feira (dia 8), a partir das 8 horas. Há 15 anos a Fundação Tênis desenvolve um programa sócio assistencial por meio das aulas de tênis e com base na Educação Olímpica.
O Rolando Garra reúne os alunos dos cinco núcleos da Fundação Tênis em Porto Alegre – Marinha do Brasil, Chapéu do Sol, Humaitá, Pão dos Pobres e PUCRS – e também dos núcleos nos municípios gaúchos de Igrejinha, Sapiranga e Santiago. O torneio conta ainda com a participação de quatro alunos representantes dos dois núcleos em São Paulo. Além desses, será realizada uma competição de duplas, reunindo os ex-alunos da ONG.
MAYRA AGUIAR – Nas últimas edições, um personagem de destaque do mundo esportivo é convidado para entregar a Medalha Pierre de Coubertin da Fundação Tênis. Essa distinção é dada a um único aluno de cada um dos núcleos da ONG por melhor representar a vivência dos Valores Olímpicos de Amizade, Respeito e Excelência. A escolha dos premiados é feita pelos próprios colegas. Neste ano, a judoca gaúcha Mayra Aguiar, medalha de bronze nos Jogos de Londres (2012) e também nos Jogos do Rio (2016), entre outros tantos títulos, fará a entrega. Em anos anteriores, os alunos da Fundação Tênis receberam a distinção das mãos de Guga Kuerten, Paulo Roberto Falcão, Daiane dos Santos e Carol Albuquerque.
SOBRE A FUNDAÇÃO TÊNIS
A Fundação A Fundação Tênis é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que realiza um programa sócio assistencial, por meio do Esporte, com proposta pedagógica baseada na Educação Olímpica. Trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, desde que matriculados e frequentando a rede pública de ensino. Tem como objetivo promover o desenvolvimento desses jovens, a partir da vivência dos Valores Olímpicos – Respeito, Amizade e Excelência – e possibilitando que reescrevam seus projetos de vida. Atualmente, assiste a mais de mil alunos em 11 núcleos no Brasil, sendo nove núcleos no Rio Grande do Sul (cinco em Porto Alegre, um em Sapiranga, um em Igrejinha e dois em Santiago) e dois em São Paulo (um na capital e um em Santana de Parnaíba). No dia 11 de maio de 2016, a Fundação Tênis completou 15 anos.
A Fundação Tênis conta com o suporte financeiro de pessoas físicas, chamadas de Padrinhos, e de pessoas jurídicas, que se dividem em Mantenedoras e Apoiadoras. Muitos desses aportes financeiros são realizados por meio da Lei de Incentivo Federal ao Esporte e de legislação de incentivo de municípios e estadual.
Cláudia Coutinho