
Melbourne/Austrália – O espanhol Rafael Nadal venceu na manhã desta sexta-feira o búlgaro Grigor Dimitrov e está na decisão do Aberto da Austrália.
Em partida que teve 4h56min de duração, Nadal marcou 3 sets a 2, parciais de 6/3, 5/7, 7/6, 6/7 e 6/4.
Na decisão programada para ter início no próximo domingo a partir das 6h30min (Brasília), Nadal vai encarar pela 35ª vez, o suíço Roger Federer que ontem venceu o seu compatriota Stan Wawrinka também, por 3 sets a 2, parciais de 7/5, 6/3, 1/6, 4/6 e 6/3 em 3h04min.
O jogo
A partida já começou intensa, logo no primeiro game, com Nadal ao saque, Dimitrov teve duas chances de quebra. O espanhol lutou muito e manteve o seu serviço. No game seguinte, com direito a dois aces, Dimitrov confirmou seu serviço e empatou. Nadal sacou novamente e desta vez não teve dificuldades. Na sequência, o espanhol conseguiu uma quebra e abriu vantagem. Dimitrov caiu na intensidade e com certa facilidade o espanhol fechou em 6/3.
Em desvantagem, Dimitrov sabia que não poderia deixar o espanhol deslanchar no segundo set. Logo no quarto game, Nadal por penalizado por abusar do tempo no saque, e na sequencia teve o seu serviço quebrado. Dimitrov abriu 4/1. O set parecia decidido quando o búlgaro abriu 5/3. Mas Nadal ainda acreditava, no game seguinte, e devolveu a quebra e na sequencia empatou. Dimitrov voltou a sacar bem, e abriu 6/5. No game seguinte, o búlgaro quebrou novamente o serviço do rival e fechou o set em 7/5.
O terceiro set foi o mais equilibrado do jogo até o quarto game ambos confirmaram seus serviços, no quinto, Nadal conquistou uma quebra, mas no game seguinte, foi a vez de Dimitrov quebrar o espanhol. A decisão foi para o tie-break e no desempate, um erro do búlgaro em um voleio previsível determinou a vitória do espanhol em 7/6(5).
O quarto set, era decisivo para Dimitrov, já que Nadal tinha vantagem em sets. O forehand do espanhol passou a ficar vulnerável e Dimitrov passou a atacar esta fragilidade momentânea do espanhol. Mesmo apoiado por um eficiente saque, o búlgaro só conseguiu levar a decisão do set para o tie-break. No desempate, ele mostrou qualidades e fechou o set em 7/6(4).
E a decisão foi para o quinto set. O búlgaro saiu sacando e precisou de 12 minutos, onde salvou três breaks points e manteve-se vivo. No game seguinte, foi a vez de Nadal passar por apuros, mas ele também manteve o serviço. O quinto game foi dramático e mais uma vez o búlgaro se safou. No sexto, foi a vez de Nadal novamente salvou breaks (2). No oitavo, o espanhol aproveitando-se de uma dupla falta, quebrou o saque de Dimitrov e na sequência o espanhol teve muito trabalho diante de um bravo adversário. Nadal após três match-points, confirmou o serviço, fechou em 6/4 e avançou mais uma vez a decisão em Melbourne.
Luiz Fernandes