Principal favorito ao título, ele superou o argentino Luciano Tacchi em dois sets
Caxias do Sul/RS – Confirmando a condição de principal favorito na categoria 16 anos, o paulista Matheus Pucinelli garantiu, neste sábado (11), o título do 47º Banana Bowl. Na decisão, realizada na quadra principal do clube Recreio da Juventude, em Caxias do Sul, ele venceu o argentino Luciano Tacchi, cabeça de chave número dois, por 6/1 e 6/4. No feminino, a chilena Josefa Fernandez Moreno venceu a colombiana Jessica Plazas por 1/6, 6/2, 6/3 e assegurou o título.
Feliz por vencer um torneio importante como o Banana Bowl, Pucinelli já havia experimentado o gostinho da vitória nesta competição, já que ganhou nos 10 e nos 12 anos. “Jogar em casa e com a torcida apoiando é muito gostoso, ainda mais diante de um adversário tradicional, como o argentino. Comecei muito bem a partida e isto foi essencial para a vitória. Lidei bem com a pressão, estive mais solto que o meu adversário. No segundo set, o jogo ficou mais duro, mas me sobressai nos detalhes dos games finais”, comemorou. Com apenas 15 anos, o paulista quer vôos mais altos. “Apesar de ser mais novo, a partir de agora vou disputar campeonatos na categoria 18 anos. Meu objetivo é participar dos Grand Slams”, projeta.
Pela categoria 16 feminino, Josefa Fernandez Moreno, do Chile, terceira pré-classificada, passou pela colombiana Jessica Plazas, segunda favorita, com parciais de 1/6, 6/2 e 6/3, e tornou-se a grande campeã. Para ela, este título é muito importante. “Perdi o primeiro set, iniciei muito mal. Importante que me que recuperei e lutei até o fim para vencer a competição”, avaliou a chilena.
Na decisão da categoria 14 anos masculino, quem levou a melhor foi Christopher Li. O peruano, cabeça de chave três, venceu o venezuelano Francisco Lamas Villaroel, segundo favorito, por 6/3 e 6/2. No feminino, a vencedora foi a principal favorita Daianne Hayashida, do Peru, que ganhou de virada da argentina Luna Morini, cabeça de chave dois, por 3/6, 6/1 e 6/3.
BRASILEIROS TAMBÉM CAMPEÕES NAS DUPLAS – Em confronto de brasileiros, a dupla formada pelo cearense Herick Isago e pelo catarinense Jackson Xavier levou a melhor sobre os irmãos gêmeos Antônio e João Sasso, do Rio Grande do Sul, e ficou com o título dos 16 anos masculino. A partida final foi decidida no match tie break: 6/7(6), 6/3 e 13/11. Nos 16 anos feminino também teve título brasileiro. A mineira Ana Flávia Rodrigues e a peruana Romina Ccuno ganharam de virada das chilenas Josefa Moreno e Valentina Vasquez por 4/6, 6/1 e 10/7.
Nos 14 anos masculino, o equatoriano Álvaro Meza e o peruano Rodrigo Montes de Oca venceram o chileno Felipe Lopez e o peruano Christopher Li, placar de 7/5 e 6/4, tornando-se campeões. Nos 14 feminino, Daianne Hayashida, do Peru, e Josefina Padulles, da Argentina, venceram Valentina Cruz, de El Salvador, e Daniella Galvez, da Guatemala, por 4/6, 6/3 e 11/9.
O Banana Bowl, mais tradicional torneio da América do Sul, continua neste domingo (12) no Recreio da Juventude, com as finais das categorias menores, a partir das 8h30min. Em Caxias do Sul são realizadas as categorias dos 8 aos 16 anos. Os 18 anos teve como sede a Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma. O evento tem a realização da Federação Gaúcha de Tênis e do Recreio da Juventude, com patrocínio de CBT Correios, Unimed Nordeste-RS, Bitcom e Perfil Imóveis.
RESULTADOS FINAIS DE SIMPES
16 ANOS
Matheus Pucinelli (BRA) derrotou Luciano Tacchi (ARG) – 6/1, 6/4
Josefa Fernandez Moreno (CHI) d. Jessica Plazas (COL) – 1/6, 6/2, 6/3
14 ANOS
Christopher Li (PER) d. Francisco Lamas Villarroel (VEN) – 6/3, 6/2
Daianne Hayashida (PER) d. Luana Morini (ARG) – 3/6, 6/1, 6/3
De Zotti – Assessoria de Imprensa