
Bruno e Jamie confirmam favoritismo e estão na semifinal da chave de duplas
Vice-campeão na primeira edição do Rio Open apresentado pela Claro, o ucraniano Alexandr Dolgopolov teve dificuldades, mas venceu o argentino Horacio Zeballos por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (4), 4/6 e 6/4, em 2h15, nesta quinta-feira. Com a vitória, Dolgopolov avançou às quartas de final e nesta sexta enfrentará o espanhol Pablo Carreno Busta, que derrotou o dominicano Victor Estrella Burgos por 6/2, 4/6 e 6/2.
A partida é a terceira da quadra central, com rodada que se inicia às 15h.
Ex-número 13 do ranking mundial, Dolgopolov vem embalado após o título do ATP 250 de Buenos Aires, no domingo. Curiosamente, em sua trajetória para a conquista, venceu Carreno Busta na semifinal por 2 sets a 0.
A partida contra Zeballos foi bem equilibrada. O primeiro set terminou no tie-break, com vitória de Dolgopolov, que pediu atendimento médico no intervalo por causa de dores na perna esquerda. A segunda série seguiu igual e Zeballos abriu 5 games a 4. Dolgopolov sacava para empatar, mas cometeu erros e viu o argentino levar a decisão para o terceiro. Na parcial decisiva, Dolgopolov quebrou o saque do rival fazendo 5 a 4, com o serviço a seu favor. Foi firme e conquistou a vitória. “A partida hoje foi bem difícil, senti dores na perna esquerda, mas melhorei, e fiquei contente por manter a calma nos momentos decisivos para conquistar a vitória”, disse o ucraniano.
Carreno Busta, adversário desta sexta, vem crescendo no circuito e no ano passado conquistou seus primeiros dois títulos da ATP. Nesta temporada, foi semifinalista em Buenos Aires e deu o quinto ponto para a Espanha na vitória sobre a Croácia pela Copa Davis. “Em Buenos Aires fizemos um primeiro set bom, os dois jogaram de forma agressiva, com altos e baixos, e eu acabei vencendo. No segundo, eu estava mais confortável, mas ele continuou bem. Acho que vai ser um jogo difícil de novo”.
Sensação Dominic Thiem encara argentino por vaga na semifinal
A rodada desta sexta vai ter outros duelos pelas quartas de final. O austríaco Dominic Thiem, atual número 8 do ranking mundial, enfrenta o argentino Diego Schwartzman, no segundo jogo da quadra Guga Kuerten, com rodada que começa às 15h. No jogo que abre a rodada, o espanhol Albert Ramos Vinolas enfrenta o também argentino Nicolas Kicker.
Thiem, de 23 anos, vem se destacando no circuito e, no ano passado, foi semifinalista de Roland Garros, além de conquistar quatro títulos, chegando a sete no total. O austríaco já enfrentou Schwartzman duas vezes e venceu ambas, a última nas oitavas de final do Rio Open 2016. “Ele vem evoluindo, e acho que vai ser um jogo duro como foram os outros dois”, disse Thiem.
O argentino de 24 anos conquistou seu primeiro título da ATP no ano passado, o 250 de Istambul, e foi reserva da equipe campeã da Copa Davis em 2016.
Em outra partida, Vinolas terá pela frente Kicker, que veio do qualifying. Vinolas, atual 25º do mundo, foi semifinalista do ATP 250 de Quito, há duas semanas, e no ano passado alcançou as quartas de final de Roland Garros 2016, vencendo no caminho o canadense Milos Raonic, atual número 4 do mundo. Já Kicker disputa o Rio Open pela primeira vez e pode jogar sua primeira quartas em torneio um ATP 500.
Bruno e Murray vencem jogo eletrizante e garantem vaga na semifinal do torneio
Estrelas do Rio Open, o brasileiro Bruno Soares e o britânico Jamie Murray, que terminaram a temporada 2016 na primeira posição do ranking de duplas, estão na semifinal do ATP 500. Com a quadra 1 lotada, em um jogo decidido nos detalhes, eles venceram nesta quinta os argentinos Andres Molteni e Diego Schwartzman por 6/3, 5/7 e 11/9. Foi a vitória de número 300 de Murray no circuito.
A luta pela vaga na final será nesta sexta, no segundo jogo da quadra 1, com rodada começando às 17h, contra o espanhol Carreno Busta, que também joga as quartas em simples, e seu parceiro, o uruguaio Pablo Cuevas. Eles derrotaram o argentino Facundo Bagnis e o português Gastão Elias por 6/4 e 7/5.
Bruno foi três vezes semifinalista do Rio Open, no ano passado jogando ao lado de Marcelo Melo. Neste ano, trouxe Murray, com quem começou a jogar no ano passado, conquistando dois Grand Slams – Australian Open e US Open.
O set decisivo contra os argentinos foi emocionante. Bruno e Murray chegaram a abrir 9 a 5 no match tie-break e viram Molteni e Schwartzman encostarem, empatando por 9 a 9. O britânico sacou bem, e no quinto match point, depois de série de troca de bolas, Schwartman furou um voleio e viu Bruno e Murray comemorarem. “Foi um jogo difícil, de muita pressão, demos um grande passo, o que dá confiança para chegarmos na final”, disse Bruno. “Soubemos controlar e manter o equilíbrio mesmo quando eles empataram o match tie-break. Foi uma boa vitória, uma atmosfera ótima, com a quadra lotada”, acrescentou Murray.
O jogo da semifinal promete mais emoção no caldeirão do Rio Open. Cuevas foi campeão em duplas em Roland Garros 2008, e Busta também tem bons resultados. “É uma dupla perigosa. Temos de entrar agressivos para conseguir dominar os pontos”, disse Bruno.
RESULTADOS QUINTA-FEIRA:
Alexandr Dolgopolov (UCR) 2 x 1 Horacio Zeballos (ARG) – 7/6 (4), 4/6 e 6/4
Pablo Carreno Busta (ESP) 2 x 1 Victor Estrella Burgos (DOM) – 6/2, 4/6 e 6/2
Bruno Soares (BRA)/Jamie Murray (GBR) 2 x 1 Andres Molteni (ARG)/Diego Schwartzman (ARG) – 6/3, 5/7 e 11/9
Juan Sebastian Cabal (COL)/Robert Farah (COL) 2 x 0 Nicholas Monroe (EUA)/Artem Sitak (NZL) – 6/2 e 6/2
Pablo Carreno Busta (ESP)/Pablo Cuevas 2 x 0 Facundo Bagnis (ARG) x Gastão Elias (POR) – 6/4 e 7/5
ORDER OF PLAY – FRIDAY, FEBRUARY 24, 2017
QUADRA GUGA KUERTEN start 3:00 pm
[5] A. Ramos-Vinolas (ESP) vs [Q] N. Kicker (ARG)
Not Before 4:00 pm
D. Schwartzman (ARG) vs [2] D. Thiem (AUT)
[4] P. Carreno Busta (ESP) vs A. Dolgopolov (UKR)
T. Bellucci (BRA) or T. Monteiro (BRA) vs [WC] C. Ruud (NOR) or [Q] R. Carballes Baena (ESP)
QUADRA 1 start 5:00 pm
[4] J. Cabal (COL) / R. Farah (COL) vs J. Peralta (CHI) / H. Zeballos (ARG) or [2] L. Kubot (POL) / M. Melo (BRA)
[1] J. Murray (GBR) / B. Soares (BRA) vs [3] P. Carreno Busta (ESP) / P. Cuevas (URU)
Camila Coimbra/Diana Gabanyi/Fernanda Villas Bôas/Lia Benthien