Tenistas de cinco estados conquistaram os títulos
Uberlândia (MG) – Neste domingo o Campeonato Brasileiro 2017 conheceu os campeões das categorias de 12 a 18 anos masculino e feminino, disputado nas quadras de saibro do Praia Clube, em Uberlândia. Tenistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Minas Gerais conquistaram os títulos.
Campeão das etapas do Circuito Nacional em Curitiba e Florianópolis na categoria 12 anos masculino, o gaúcho Gustavo Tedesco derrotou na final o paulista Zack Silva por 6/2 e 6/3. A primeira colocada no ranking da CBT na categoria 12 anos feminino, a catarinense Carolina Laydner confirmou o favoritismo e venceu 6/4 e 6/3.
O paulista Lucca Pinto surpreendeu seu conterrâneo Vinícius Rodrigues, cabeça de chave número 1, por 6/2, 3/6 e 6/0, e conquistou o título da categoria 14 anos masculino. A paranaense Julia Klimovicz conquistou o título da categoria 14 anos feminino, após passar pela goiana Lorena Cardoso por 6/2 e 6/4.
Cabeça de chave número um da categoria 16 anos masculino, o paulista Rafael Silva venceu do seu conterrâneo Rai Araújo com um duplo 6/2. Em um dos jogos mais disputados nas finais do Brasileirão, a goiana Nalanda Silva conquistou o título da categoria 16 anos feminino após ganhar da brasiliense Luiza Fullana por 6/4, 1/6 e 6/3.
Na categoria 18 anos masculino, o paulista Matheus Leite sagrou-se campeão após superar o alagoano João Okano por 6/0 e 6/1. Já no feminino, a mineira Marina Figueiredo derrotou a paulista Isabela Bifano por 6/1 e 7/5.
O Campeonato Brasileiro é a maior e mais importante competição juvenil de tênis no Brasil. Neste ano o Brasileirão contou com a presença de 691 tenistas de 19 estados.
Junto com o Campeonato Brasileiro ocorreu a Copa das Federações, competição por equipes que reuniu neste ano times de 17 federações estaduais de tênis. Depois de quatro dias de disputa, São Paulo conquistou o título pela 12 vez, seguido por Rio Grande do Sul e Paraná.
A terceira etapa do Circuito Infantojuvenil de Tênis irá ocorrer nas quadras de saibro da Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, de 11 a 20 de agosto.
Juliana Pamplona / Rafael Coelho