Londres/Inglaterra – O norte-americano Pete Sampras, ex-número 1 do mundo, e que detém 14 títulos de Grand Slam, em entrevista ao site oficial de Wimbledon, fez novos elogios ao suíço Roger Federer que o ultrapassou nas conquistas de Grand Slam e atualmente tem 19 títulos desta magnitude, sendo dois na atual temporada.
“Roger é uma daquelas maravilhas da natureza que surge a cada 50 anos. Ele ainda aproveita a jornada e adora o tênis”, disse Sampras que na próxima semana vai acompanhar o ATP Finals que será disputado na Arena O2 em Londres.
“Física e mentalmente, seguir jogando a este estágio da carreira é uma coisa incrível. Ele continua aproveitando o tempo que passa em quadra”, continuou Sampras que já se declarou um dos admiradores do suíço.
“Ele fez um calendário inteligente neste ano e não jogou além da conta, optando por disputar torneios o suficiente para chegar bem ao fim do ano”, analisou o norte-americano.
“Dessa maneira, acho que ele pode jogar por mais um ano ou dois se quiser”, finalizou Sampras.
No confronto direto, como profissional, consta apenas um jogo entre eles, a partida foi disputada em 2001, nas oitavas de finais de Wimbledon. Federer com apenas 20 anos, eliminou o então campeão do ano anterior e ganhador sete títulos (1993, 94, 95, 97, 98, 99 e 2000) no único evento de Grand Slam que até hoje e disputado em piso de grama. Aquela partida foi um divisor de águas na carreira do suíço, que dois anos depois conquistou o seu primeiro título de Grand Slam, justamente em Wimbledon. Federer venceu a competição em oito (2003, 04, 05, 06, 07, 09, 12 e 17) oportunidades, ultrapassando a incrível marca de Sampras.
Luiz Fernandes